Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CRM repudia atitudes ofensivas a médicos em locais de trabalho

12/11/2021

O CREMERJ repudia qualquer atitude ofensiva, intimidadora ou violenta, inclusive por pessoas armadas, aos médicos durante a realização de vistorias em unidades de saúde no estado do Rio de Janeiro, assim como ocorreu mais uma vez na madrugada desta sexta-feira, 12, em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Magalhães Bastos – na Zona Oeste da cidade. Como órgão regulador, o Conselho sabe que as fiscalizações devem seguir ritos e normas, portanto é inadmissível qualquer abordagem desrespeitosa.

Se irregularidades forem constatadas durante as vistorias, medidas técnicas são tomadas, a fim de garantir condições dignas de trabalho para os médicos para que, assim, possam fornecer qualidade no atendimento da população.

É inadmissível que os médicos, em seus locais de atuação, sejam ofendidos e tenham suas atitudes veiculadas de forma deturpada, sem nenhuma garantia da verdade. Médicos e pacientes devem ser respeitados e ações sensacionalistas só causam prejuízos ainda maiores à boa prática médica.

O Conselho está aberto para oferecer orientação, inclusive jurídica, para os colegas que se sentirem constrangidos ou coagidos, por abordagens inadequadas durante as fiscalizações.

O CREMERJ também reforça que, em casos de irregularidades no atendimento, uma denúncia deve ser feita no Conselho, que fará as devidas apurações com todo o rigor, com o objetivo de assegurar a qualidade no exercício da medicina no estado do Rio de Janeiro.

Devido a casos recorrentes como este, o CREMERJ já solicitou providências junto às autoridades para coibir essa prática absurda. Um dos episódios ocorreu com a médica Kerly Abraão Badaró, em 4 de agosto deste ano, que foi ofendida em seu consultório privado, durante o exercício profissional, por um vereador. Após apuração dos fatos, o Conselho promoveu, nessa quinta-feira, 11, uma sessão solene de desagravo público em favor dela. Clique aqui e leia mais.

O posicionamento do CREMERJ sobre este caso foi divulgado em reportagem veiculada, nesta sexta-feira, 12, no RJ1 (TV Globo). Clique aqui e assista à matéria.