Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Em solenidade, CREMERJ entrega Prêmio Professor Ricardo Cruz

22/10/2021

A cerimônia de entrega do Prêmio Professor Ricardo Cruz (2020/2021), que engloba o 16º Prêmio de Residência Médica e o 2º Prêmio do Acadêmico de Medicina, aconteceu nessa quarta-feira, 20, no auditório do Centro Empresarial Rio, em Botafogo, na Zona Sul do Rio de Janeiro. A iniciativa foi organizada pela Comissão de Integração do Médico Jovem (CIMJ) do CREMERJ.

A mesa de abertura foi composta pelo presidente do CREMERJ, Walter Palis Ventura, seu vice-presidente Marcelo Erthal; seus diretores Ricardo Farias e Beatriz Costa (que são, respectivamente, coordenador e conselheira responsável da CIMJ); o presidente da Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro (Somerj), Benjamin Baptista de Almeida; o coordenador da Comissão Julgadora do Prêmio, Rossano Kepler Alvim Fiorelli (que, na ocasião, também representou o presidente da Academia Nacional de Medicina e o presidente da Funrio); e o presidente da Associação dos Estudantes de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Aemed RJ), Miguel Pereira.

Na abertura, Walter Palis destacou que o objetivo do prêmio é fomentar a produção científica no âmbito da medicina. “Esta premiação fortalece a residência médica e os nossos acadêmicos no estado do Rio de Janeiro, além de valorizar o papel fundamental dos preceptores e dos professores na formação profissional. Parabenizamos aos ganhadores e a todos que participaram”, destacou.

Quem ganhou o primeiro lugar do prêmio de residência foi a médica Juliana Andrade Goldschmidt de Queiroz, que se formou na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e apresentou o trabalho “Gemellos imperfectus em gravidez trigemelar - Aspectos obstétricos e perinatais - Relato de caso”. “Este prêmio tem um peso importante. Ser residente não é fácil, mas é um momento valioso na vida do médico e acaba sendo uma resposta de que vale a pena e de que estamos no caminho certo”, frisou.

Preceptor de Juliana Andrade, o médico Antonio Braga falou sobre a conquista: “Este prêmio tem sido instrumento de grande estímulo para o desenvolvimento da pesquisa científica junto aos programas de residência médica do estado do Rio de Janeiro. Neste ano, foi engalanado com o nome do professor Ricardo Cruz, que tão precocemente nos deixou, mas cuja biografia reforça e qualifica a importância deste prêmio. Foi uma grande honra acompanhar a doutora Juliana nesta premiação”, afirmou.

Já o Prêmio Acadêmico de Medicina, na categoria de mesmo nome, foi para Elisa Gutman Gouvea, com o trabalho “Características sociodemográficas e clínicas da fase aguda da infecção por Covid-19 e manifestações neurológicas tardias de uma coorte na cidade do Rio de Janeiro”, que teve preceptoria da médica Mariana Beiral Hammerle. “Valeu muito a pena participar. Sou muito apaixonada por pesquisa, faço desde o início da faculdade e, neste momento de pandemia, tive a oportunidade de mostrar o que eu estou pesquisando e tive este bom resultado. Foi uma experiência única”, destacou.

Na categoria Liga Acadêmica, o estudante Edson Davi Duarte da Costa foi um dos integrantes do grupo responsável pelo trabalho “A Democratização do Conhecimento acerca das Práticas Integrativas e Complementares como ferramenta de promoção à Saúde”, que teve preceptoria do professor Roberto José Adrião Povoleri Fuchs. “Este prêmio representa muito para mim, que sou bolsista e morador da Baixada Fluminense. Estou muito feliz com esta conquista e pela relevância do nosso projeto”, disse ele que é aluno do oitavo período de medicina da Universidade Estácio de Sá.

Representando a comissão julgadora, o coordenador Rossano Fiorelli destacou que os trabalhos foram de altíssimo nível. “Foi muito gratificante participar, principalmente por estar com tantos colegas que são excelentes médicos e professores. Todos os membros da comissão julgadora atuaram ativamente e tivemos a grata surpresa da qualidade dos trabalhos apresentados, dificultando até as nossas escolhas”, complementou.

Denise da Cruz, esposa do professor Ricardo Cruz, que nomeia o prêmio, compareceu à solenidade junto ao filho, André Loreto da Cruz, que cursará medicina. Os médicos Fernando Lima e Edmar Lessa, que integravam a equipe do professor, também estiveram presentes. “Fui 27 anos casada com ele e esta homenagem deixou nossa família bastante emocionada, porque a gente sabe da importância do CREMERJ e ele também participava das atividades aqui. Ficamos muito felizes com tudo. Além disso, este é um prêmio de excelência, ou seja, tudo o que ele gostava”, disse ela que recebeu um buquê de rosas da organização do evento.

A conselheira responsável pela CIMJ, Beatriz da Costa, ressaltou que o CREMERJ tem uma preocupação com a formação dos residentes e dos acadêmicos de medicina e que este prêmio é uma das formas de valorizar o médico jovem e os futuros profissionais. Já o coordenador da CIMJ, Ricardo Farias, finalizou reforçando a qualidade dos trabalhos apresentados e agradecendo a participação de todos. Os conselheiros Ronaldo Vinagre e Yuri Salles também participaram da solenidade.

Para o Prêmio de Residência Médica, foram selecionados para avaliação da banca julgadora 14 trabalhos. Já no Prêmio do Acadêmico de Medicina, os jurados avaliaram dez trabalhos, sendo quatro na categoria de mesmo nome e seis nas categorias de grupo, que foram: Liga Acadêmica de Medicina, Projeto de Pesquisa e Projeto de Extensão.

O Prêmio Professor Ricardo Cruz foi patrocinado pela Funrio (Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e ao Hospital Universitário Gafrée e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro). Além disso, apoiaram a realização do evento: a Associação dos Estudantes de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Aemed RJ), a Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Medicina (Ablam) e a Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA).

Veja fotos do evento aqui.

Confira abaixo a lista com a participação de todos os vencedores:

16º Prêmio de Residência Médica do CREMERJ 

Trabalhos apresentados em 13 de outubro

Vencedores:

1º - Juliana Andrade Goldschmidt de Queiroz - Gemellos imperfectus em gravidez trigemelar - Aspectos obstétricos e perinatais - Relato de caso

Preceptor:  Antonio Rodrigues Braga Neto

2º - Luane Santana Ribeiro - acolher para cuidar: projeto de intervenção para melhoria do acesso a uma Unidade Básica de Saúde em Búzios - RJ

Preceptor: Thiago Vieites

3º - Taís Peron Souza Gomes - "Hiperglicemia, diabetes mellitus ou disfunção endotelial: quem é o “vilão” do COVID-19?"

Preceptor: Giselle Fernandes Taboada


Jurados: 

Coordenador da Comissão Julgadora - Rossano Kepler Alvim Fiorelli

Jurados:

Agostinho Manuel da Silva Ascenção

Ana Alice Amaral Ibiapina Parente

Clemax Couto SantAnna

Gilberto Perez Cardoso

Maria Inez Padula Anderson

Maria Marta Regal de Lima Tortori

Mario Vicente Giordano

Moises Vieira Nunes

Rodrigo Felippe Ramos

Vania Luiza Cochlar Pereira

2º Prêmio do Acadêmico de Medicina

Trabalhos apresentados em 14 de outubro

Acadêmico de Medicina

Elisa Gutman Gouvea - Características sociodemográficas e clínicas da fase aguda da infecção por COVID-19 e manifestações neurológicas tardias de uma coorte na cidade do Rio de Janeiro

Preceptor: Mariana Beiral Hammerle

Liga Acadêmica de Medicina

Liga Acadêmica de Medicina Integrativa da Unesa - A Democratização do Conhecimento acerca das Práticas Integrativas e Complementares como ferramenta de promoção à Saúde - Josiane de Lima Balbino dos Santos, Edson Davi Duarte da Costa, Maria Luiza Freitas Souza, , Stéphany Ygarashi Barbosa Pontes da Silva, Maria Vitoria Vargas Breves, Mariana Pettersen Soares e Fernanda Gabrielle de Oliveira Barbosa

Preceptor: Roberto José Adrião Povoleri Fuchs

Projeto de Pesquisa

Avaliação da seletividade da proteinúria glomerular pela relação albumina/proteína em amostra isolada de urina - Miguel Augusto Martins Pereira e Roger Jordan Freitas

Preceptor: Jose Carlos Carraro Eduardo

Projeto de Extensão

Telemonitoramento de pacientes hipertensos da Vila Residencial da UFRJ, por alunos do projeto de extensão "Ambulatório de Promoção da Saúde", durante a pandemia de Covid-19 - Relato de Experiência - Maria Fernanda Di Guimarães Gonçalves Melo, Raquel Almeida Crespo, Thaina Novaes Tempesta e Livia Viviani de Abreu

Preceptor: Alfredo De Oliveira Neto

Jurados:
Coordenador da Comissão Julgadora - Rossano Kepler Alvim Fiorelli   

Jurados:

Alfredo Jorge Vasconcellos Duarte

Antonio Rodrigues Braga Neto

Marcia Fernanda da Costa Carvalho

Marcos Arêas Marques

Maria Ribeiro Santos Morard