Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Decon RJ autua optometrista por invasão do ato médico

08/10/2021

Policiais civis da Delegacia do Consumidor (Decon RJ) interditaram, nessa quinta-feira (7), uma falsa clínica de oftalmologia no bairro do Méier, situado na Zona Norte do Rio de Janeiro. O dono da clínica, que não era médico, foi autuado por exercício ilegal da medicina. Equipamentos também foram apreendidos no local. A ação ocorreu após denúncia da Comissão de Defesa das Prerrogativas Médicas (Codeprem) do CREMERJ.

Responsável pelo estabelecimento, David Marcelo Pereira, que se dizia optometrista, oferecia ainda cursos na área oftalmológica, no valor de R$ 100,00, segundo os policiais.

O delegado Ricardo Barbosa, titular da Decon RJ, informou que não tinham médicos para realizar exames e procedimentos no local e que a clínica passava uma falsa imagem de segurança aos consumidores.

Em março deste ano, o CREMERJ, junto ao Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), firmou uma parceria com a Decon RJ. Na ocasião, foi entregue um dossiê com várias denúncias sobre a atuação ilegal de optometristas no estado do Rio de Janeiro.

“A invasão do ato médico é uma situação muito preocupante, porque expõe o paciente, podendo trazer danos severos ou até irreversíveis à saúde dele. Além disso, prejudica a qualidade da medicina em nosso estado. Por isso, é tão importante coibir o exercício ilegal da nossa profissão”, explicou o conselheiro Joel Silveira Filho, que coordena a Codeprem do CREMERJ.