Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ promove webinar sobre consumo de álcool na gestação

29/09/2021

O Grupo de Trabalho (GT) de Drogas Lícitas e Ilícitas do CREMERJ promoveu o webinar “O consumo de álcool na gestação: um problema de saúde pública”, nessa sexta-feira, 24. O evento on-line foi conduzido pelo coordenador do GT, o conselheiro Benjamin Baptista de Almeida. O presidente do CREMERJ, Walter Palis, fez a abertura.

O webinar foi realizado em parceria com a Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro (Somerj), a Academia Brasileira de Neurologia do Rio de Janeiro (ABN-RJ), a Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj) e a Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de Rio de Janeiro (Sgorj). Benjamin Baptista, que também preside a Somerj, falou sobre a importância do evento.

“Falamos de um assunto que envolve várias especialidades médicas, porque é um problema de saúde pública, como diz o título do nosso webinar. É fundamental discutir este tema para buscarmos soluções e entender de que forma podemos ajudar a reduzir o número de casos em nosso estado”, disse Benjamin Baptista.

O presidente da Sgorj, Renato Sá, falou sobre “Enfoque obstétrico”. Já o presidente do Departamento de Genética da Soperj, Isaías Paiva, discursou sobre “Enfoque pediátrico”. O professor associado de medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro do GT de Drogas Lícitas e Ilícitas, o neurologista José Mauro Braz, abordou o tema “Enfoque neurológico” e o conselheiro Guilherme Toledo, que também é responsável pela Câmara Técnica de Psiquiatria e Saúde Mental do CREMERJ, ministrou uma palestra sobre o “Enfoque psiquiátrico”.

A presidente da Soperj, Kátia Nogueira, e o doutor em Neurociências e Comportamento pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, o pediatra e neonatologista do hospital Albert Einstein, Hermann Grinfeld, e o conselheiro responsável pela Câmara Técnica de Genética Médica do CREMERJ, Antônio Abílio Santa Rosa, debateram os assuntos expostos. A conselheira Célia Regina da Silva, que é membro do GT de Drogas Lícitas e Ilícitas do Conselho, também participou do webinar.

“Tivemos um tempo muito produtivo. Este assunto tem uma abrangência ampla que não se restringe à área de saúde materno-infantil ou de saúde mental. Tivemos alta qualidade nos debates e na apresentação das palestras. Agradecemos a todos os participantes e esperamos colaborar com mais um conteúdo relevante para os nossos médicos”, frisou Walter Palis.

O webinar está disponível no canal do YouTube do CREMERJ. Para assisti-lo na íntegra, clique aqui