Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Eficácia das vacinas contra Covid-19 é tema de webinar

15/06/2021

O CREMERJ promoveu mais um debate on-line sobre a importância da vacinação contra o novo coronavírus. Nessa segunda-feira, 14, a médica especialista em imunização Isabella Ballalai conduziu o webinar “Vacinas e vacinação contra a Covid-19: Segurança e eficácia das vacinas. O que sabemos hoje?”. O evento foi organizado pelo Grupo de Trabalho (GT) sobre Vacinas e Imunizações do Conselho, com parceria da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) e da Sociedade Brasileira de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj).

Na abertura, o presidente do CREMERJ, Walter Palis, destacou a importância do evento para esclarecer dúvidas sobre a segurança e a eficácia das vacinas. “É um momento de muitos questionamentos e, por isso, este webinar se faz tão importante. Tenho certeza de que, ao final das palestras, ampliaremos o nosso conhecimento”, declarou Palis.

A conselheira Célia Regina da Silva, responsável pelo GT sobre Vacinas e Imunizações, também ressaltou que o tema tem sido muito discutido pelo grupo e que, no site do Conselho, há vasta documentação sobre o assunto.

“Nosso GT tem trabalhado muito para disponibilizar informações atualizadas sobre as vacinas e vacinação contra a Covid-19. Hoje vivemos um momento de muita informação e isso ajuda a criar ainda mais dúvidas, por isso é tão importante disponibilizar conhecimentos sérios, verdadeiros e fundamentados em estudos científicos”, adiantou Célia.

A médica e responsável pela área de eventos adversos pós-vacinação do Ministério da Saúde, Sandra Maria Deotti Carvalho, apresentou dados de farmacovigilância no Brasil. Na sequência, o professor de Hematologia da Unicamp Erich Vinícius de Paula abordou o tema “Síndrome de trombose com trombocitopenia: hipóteses, investigação e tratamento”. Já Isabella Ballalai fez uma explanação sobre a “Efetividade: Resultados da Vacinação na Vida Real”.

“As vacinas são as formas que temos de controlar a pandemia. Por conta disso, é muito importante que os médicos tenham acesso a informações e esclarecimentos necessários e se sintam seguros para indicá-las. Os pacientes costumam confiar e seguir as orientações médicas e, desta forma, temos que fazer uso dessa responsabilidade para ajudar a população”, acrescentou Ballalai.

O evento on-line pode ser assistido na íntegra no canal do YouTube do CREMERJ. Clique aqui e assista!