Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ e SES debatem saúde pública e enfrentamento da Covid

28/05/2021

O presidente do CREMERJ, Walter Palis, recebeu nessa quinta-feira, 27, o novo secretário de estado de Saúde, Alexandre Chieppe, e a subsecretária adjunta, Claudia Mello. Ações para o enfrentamento da Covid-19 estiveram entre os assuntos abordados, como a necessidade do reabastecimento do kit intubação nos hospitais, que, segundo Chieppe, está sendo providenciado.

Além disso, o CREMERJ pontuou a importância da vacinação de todos os profissionais de saúde contra o novo coronavírus e, também, dos estudantes de medicina. Sobre isso, o secretário declarou que o objetivo é imunizar os acadêmicos ainda no mês de junho, quando irá encerrar o calendário especial de imunização para os profissionais de saúde.

“Os internos fazem parte da força de trabalho da linha de frente e também precisam ser vacinados. A ausência deles no atendimento por conta da falta de imunizantes compromete o aprendizado e desfalca algumas unidades que contam com o suporte deles para compor o seu quadro”, reforçou o presidente do CREMERJ.

Chieppe adiantou, durante o encontro, que, em breve, será implementado em todo o estado o Serviço de Verificação de Óbito (SVO). Ele explicou que cada região contará com um posto do SVO e que a intenção é reduzir o fluxo nos institutos médico-legais (IMLs) de pacientes que tiveram morte natural. Ele propôs uma parceria com o Conselho para que, após a inauguração da ferramenta, seja promovido um treinamento para auxiliar os médicos a utilizarem o serviço.

“Na grande maioria dos óbitos por morte natural, o médico consegue saber a causa provável do falecimento com base no histórico do paciente. Logo, não há necessidade de enviar o corpo para o IML e aumentar a burocracia e o sofrimento das famílias. Acreditamos que essa medida vai reduzir muito o fluxo nos IMLs”, disse Chieppe.

Walter Palis lembrou que o SVO é uma demanda importante defendida pelo CREMERJ. Ele também frisou que, neste momento de pandemia, é fundamental unir esforços para tentar conter a disseminação do novo coronavírus.

“Se cada um fizer sua parte já teremos avançado. Após a confirmação da cepa indiana no nosso estado, divulgamos uma nota técnica com recomendações para os gestores, médicos e a população. A pandemia ainda não acabou e não podemos descansar”, completou o presidente do Conselho.