Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Covid-19: importância da vacinação é debatida em webinar

11/03/2021

O CREMERJ promoveu mais um debate on-line sobre a importância da vacinação contra o novo coronavírus. Nessa terça-feira, 9, a pneumologista Margareth Dalcolmo ministrou a palestra “Covid-19 - Vacinas: Por que, Quando e Como?”. O evento foi organizado pelo Grupo de Trabalho (GT) de Bioética do Conselho, em parceria com a OAB Barra da Tijuca.

Na abertura, o presidente do CREMERJ, Walter Palis, falou sobre a necessidade do tema não só para os médicos, mas para toda a sociedade. Já Marcus Soares, que preside a OAB Barra, destacou, em sua fala, a importância do assunto, principalmente neste momento em que houve um aumento do número de casos em várias partes do país, inclusive no Rio de Janeiro.

Em sua apresentação, Margareth Dalcolmo, que é pesquisadora da Fiocruz e membro da Câmara Técnica de Pneumologia e Cirurgia Torácica do CREMERJ, fez uma breve introdução sobre a evolução da Covid-19 no Brasil e no mundo, lembrando onde ocorreram os primeiros casos. Ela também falou sobre os estudos pioneiros na tentativa de buscar formas para o tratamento da doença e de combate ao vírus.

Ela ainda mencionou o tempo recorde em que vários países produziram a vacina contra a Covid-19. Sobre sequelas, ela abordou que alguns pacientes que tiveram a doença podem precisar reabilitação.

“A reabilitação pós-covid, hoje, é quase uma especialidade médica, tendo em vista o número de pacientes que precisa de recuperação respiratória, neurológica, vascular e até psicológica, uma vez que muitos pacientes saem com muitos quadros de alteração comportamental”, disse ela, que explicou que “virose aguda se trata com vacina. E a prevenção deve ser feita com o uso de máscaras, evitando aglomerações e higienizando corretamente as mãos, com água e sabão e utilizando álcool em gel”.

O webinar contou com a participação do conselheiro responsável pelo GT de Bioética do CREMERJ, Antônio Abílio Pereira de Santa Rosa; e da presidente da Comissão de Bioética e Biodireito da OAB Barra da Tijuca, Cidnéa de Macedo Pappone.

O evento on-line pode ser assistido na íntegra no canal do YouTube do CREMERJ. Clique aqui e assista!