Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ lança Cartilha Volta às Aulas

26/02/2021

Com a retomada gradativa das aulas presenciais no Rio de Janeiro, ainda em tempos de pandemia, o CREMERJ lança, nesta sexta-feira, 26 de fevereiro, a Cartilha Volta às Aulas, em formato online. O documento, assinado pela Câmara Técnica de Pediatria e pela Comissão de Saúde Pública do Conselho, tem o objetivo de conscientizar alunos, pais, professores e profissionais de educação sobre as principais recomendações que deverão ser seguidas no ambiente escolar para garantir a segurança de todos.

Entre os cuidados destacados, estão o distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização das mãos – que já são conhecidos – e outros, como: a importância de trocar a máscara a cada duas horas (de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria) e a preferência por levar de casa água filtrada em garrafinhas. Outra observação que chama atenção é o lembrete de que a máscara de tecido deve ser inutilizada após 30 dias de uso ou depois de 20 lavagens.

Na cartilha, as orientações estão em linguagem simples para facilitar a compreensão de todos. É também ilustrativa para atrair o interesse das crianças.

“É um material, inclusive, que pode ser usado pelos pediatras. Pode servir como um suporte para ajudá-los a conscientizar seus pacientes e responsáveis”, explica o presidente do CREMERJ, Walter Palis.

Além disso, o conselho alerta, no documento, que é fundamental cumprir as recomendações também em casa. “Não adianta ter os cuidados apenas no ambiente educacional. Alunos, pais, professores e demais profissionais da escola devem ter a preocupação de seguir as orientações quando também estiverem em casa ou no seu tempo livre. Aglomerações devem ser sempre evitadas. A luta contra a disseminação do vírus é um compromisso de toda a sociedade”, complementa Palis.

Clique aqui e acesse a cartilha na íntegra.