Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Confira: ações do CREMERJ em prol da vacinação para os médicos

11/02/2021

Sempre favorável à vacinação contra a Covid-19, o CREMERJ esteve atento e confiante nas soluções oferecidas pela ciência, antes mesmo da aprovação das vacinas Coronavac e AstraZeneca para uso emergencial por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Neste período, o CREMERJ já trabalhava reivindicando a vacinação para todos os médicos do estado do Rio de Janeiro.

Em 14 de janeiro, o presidente do CREMERJ, Walter Palis, participou de uma reunião com o secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves, e a subsecretária de Vigilância em Saúde, Claudia Mello, para reforçar a importância da vacinação para os médicos.

Assim que as vacinas foram aprovadas, em 18 de janeiro, o Conselho parabenizou publicamente a Anvisa por seu trabalho.

A importância da vacinação para os médicos também foi assunto tratado com o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, em 21 de janeiro. Walter Palis ainda expôs, no mesmo período, tal necessidade para representantes do Ministério da Saúde. Em todos os encontros, o CREMERJ disponibilizou suas sedes para vacinar os nossos profissionais.

Além disso, o Conselho promoveu um evento científico sobre os tipos de vacinas contra a Covid-19 e a necessidade da imunização, em formato de webinar, em 26 de janeiro.

E devido a esta atuação que o CREMERJ foi o primeiro Conselho de Medicina do país a receber em sua sede, em Botafogo – na Zona Sul do Rio de Janeiro –, doses da vacina contra a Covid-19 para serem aplicadas exclusivamente nos médicos, de 27 a 29 de janeiro deste ano. A ação, promovida em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ), imunizou mais de 2.200 médicos com idades a partir de 60 anos. A faixa etária prioritária foi delimitada pela própria SMS RJ. Para evitar aglomerações no local, o CREMERJ realizou um agendamento de forma online, por meio de seu site, e o seguiu rigorosamente.

O Conselho teve ainda o privilégio de receber a diretora da Anvisa, a médica Cristiane Jourdan Gomes, que foi uma das profissionais vacinadas no dia 29 de janeiro, em sua sede.

Atualmente, o CREMERJ continua sua luta para que todos os médicos do estado sejam vacinados. Na última semana, as delegacias do Conselho em Barra Mansa, Três Rios e Campos dos Goytacazes intermediaram, junto às secretarias de Saúde destes municípios, a vacinação de médicos a partir de 60 anos.

“A vacina, hoje, é o que há de mais eficaz e eficiente no combate contra o vírus. É um avanço científico, reconhecido internacionalmente por vários órgãos competentes. E, em nosso país, pela Anvisa, nossa maior autoridade no assunto. Seguimos lutando para chegar ao nosso objetivo principal: vacinar todos os médicos do nosso estado”, frisou o presidente do CREMERJ, Walter Palis, alertando para que se tenha cuidados redobrados com a higienização das mãos e o uso de máscaras, além de evitar aglomerações.

Durante toda a pandemia, o CREMERJ sempre esteve ativo junto às autoridades acompanhando todos os passos que antecederam o início da vacinação e reivindicando que isto ocorresse o quanto antes para os médicos, já que a assistência para a população não pode parar nem ser prejudicada.