Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ alerta para aumento de casos da Covid-19 no RJ

02/12/2020

Em nota técnica às autoridades, Conselho pede reforço de campanhas informativas à população, EPIs para a segurança dos profissionais e infraestrutura necessária para atendimento e tratamento dos pacientes


A Comissão de Saúde Pública do CREMERJ assinou uma nota técnica, nessa segunda-feira, 30, devido ao aumento de casos da Covid-19, no mês de novembro. O documento foi enviado às autoridades sanitárias e aos gestores públicos do estado do Rio de Janeiro, pedindo medidas cabíveis e urgentes de proteção e segurança para a população carioca e fluminense.

No texto, o CREMERJ considera, principalmente, o aumento exponencial do número de casos da Covid-19 no estado, que vem sendo considerada como uma possível segunda onda de contaminação. O Conselho ainda relembra a flexibilização das medidas de controle da pandemia, como a reabertura de comércios, praias e eventos, além da intensificação do uso do transporte público; e a desmobilização de leitos, recursos humanos e insumos promovidos pela rede pública em decorrência da anterior diminuição do número de casos de infectados pelo novo coronavírus.

O CREMERJ demonstrou grande preocupação com o cenário atual, visto que muitos médicos têm alertado à entidade sobre uma sobrecarga, nas unidades de saúde, de pacientes com sintomas da doença. Na nota, o Conselho pede que as autoridades cumpram “sua missão em qualquer tempo com o objetivo de impedir ou, ao menos, retardar o aparecimento de novos casos da Covid-19”, promovendo campanhas de conscientização junto à população e, obviamente, a infraestrutura necessária para o atendimento e o tratamento de casos suspeitos e confirmados.

Além disso, o Conselho pede que as autoridades assegurem às equipes de saúde Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para a segurança dos profissionais, assim como a garantia de exames para o diagnóstico, leitos, medicamentos e insumos necessários.

“Também pedimos que as autoridades nos informem sobre as reais demandas recorrentes na rede pública e privada, principalmente em relação ao número de leitos ocupados em UTIs e enfermarias e de pacientes que esperam por vagas no sistema de regulação. Tudo que solicitamos é pertinente para garantir a segurança dos pacientes, dos médicos e de todos os profissionais de saúde. Existe um aumento no número de casos e é fundamental que medidas sejam tomadas para conter este avanço”, frisou o presidente do CREMERJ, Walter Palis, alertando, ainda, para a atenção redobrada com a higienização das mãos, o uso do álcool em gel e da máscara, além de evitar a aglomerações.

Clique aqui e acesse o documento na íntegra.