Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ - PADRÕES DE COMUNICAÇÃO ENTRE PACIENTE E FAMÍLIA

15/05/2020

Dia 14 de maio, foi elaborada a Recomendação Nº 06/2020, que apresenta alternativas para a transmissão de informações diárias sobre o quadro clínico dos pacientes da Covid-19 aos seus familiares. Um familiar deverá ficar encarregado por meio de autorização, obtida no termo de consentimento específico criada pelo Conselho (acesse aqui). As unidades de saúde poderão utilizar a recomendação da forma que considerarem mais conveniente.

Com o avanço da pandemia da Covid-19, o aumento de internações e a redução de profissionais de saúde, o CREMERJ considera que a transmissão normal de informações, dos pacientes aos seus familiares, não tem sido satisfatória.

O Conselho também deixa a critério da unidade de saúde escolher o meio de contato que será utilizado. Sendo preferível os que não exigem deslocamento de pessoas ao local, como telefônico ou mensagens de texto. Ou ainda, que sejam realizadas videochamadas entre paciente e família, monitoradas pela equipe de saúde.