Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

NOTA DE FALECIMENTO - Dr. ABRAM JOSEK EKSTERMAN

18/01/2020

Abram Josek Eksterman

O CREMERJ se solidariza com parentes e amigos do Dr. Abram, um dos maiores médicos do Rio de Janeiro, neste momento de dor e saudade. 

Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil (Universidade Federal do Rio de Janeiro) em 1959, pós-graduado em Psiquiatria, Psicanálise, Psicossomática e Psicoterapia de Grupo. Dedicado, desde 1962, ao ensino e desenvolvimento da Medicina Psicossomática no Brasil. Fundador e ex-presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática; participante, como relator oficial, de vários congressos nacionais e Internacionais. "full-member" da International Psychoanalytical Association, do Colégio Internacional de Medicina Psicossomática, da Federação Internacional de Psicoterapia, além de Sociedades congêneres no Brasil. Atualmente continua na direção do Centro de Medicina Psicossomática e Psicologia Médica do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro onde tem desenvolvido atividades de ensino, pesquisa e assistência desde 1962. Foi professor titular da disciplina de Psicologia Médica e da disciplina de Antropologia Médica da Escola de Medicina da Fundação Técnico-Educacional Souza Marques até o final de 2006, idealizou e foi chefe do Departamento de Antropologia Médica da Escola de Medicina da Universidade Estácio de Sá, composto, este departamento, de dez disciplinas organizadas em ações integrais de saúde, onde permaneceu desde sua fundação (1997) até renunciar em dezembro de 2000. É, frequentemente, convidado para palestras e cursos em várias universidades e autor de numerosos trabalhos.

Fonte ANM