Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

POSIÇÃO DO CREMERJ SOBRE GREVE DOS MÉDICOS

11/12/2019

A Medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade.

O Código de Ética Médica assegura que para exercer a Medicina com honra e dignidade, o médico necessita ter boas condições de trabalho e ser remunerado de forma justa.

O Código de Ética assegura ainda que é direito do médico suspender suas atividades, individualmente ou coletivamente, quando a instituição para a qual trabalhe não oferecer condições adequadas para o exercício profissional ou não o remunerar digna e justamente. Ressalvadas as situações de urgência e emergência, devendo comunicar, imediatamente, sua decisão ao Conselho Regional de Medicina.

Por isso, enquanto fiscal do exercício ético da profissão, cumpre a este Conselho resguardar o médico aderente ao movimento grevista, bem como a população em geral, orientando-o a pautar sua conduta nos preceitos éticos e legais.