Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Cirurgia robótica é tema de plenária temática no CREMERJ

31/08/2019

A cirurgia robótica foi tema de plenária temática nesta quinta-feira, 29, no CREMERJ. O evento contou com palestras, mesas redondas e uma vídeoconferência sobre o tema, que foram conduzidas pelos maiores especialistas no assunto no país. A abertura foi feita pelo presidente do CREMERJ, Sylvio Provenzano, pelo diretor Luís Guilherme dos Santos e pelo conselheiro Ricardo Cotta.

“A realização desta plenária foi decorrente de um problema que está acontecendo atualmente na medicina brasileira: não temos regulamentação da cirurgia robótica dentro das sociedades e da Associação Médica Brasileira (AMB). Temos que discutir como certificar e qualificar os médicos, quem vai qualificar e qual entidade vai fazer todo esse trabalho. Precisamos fortalecer todas as entidades envolvidas. Este tema é um dos assuntos que pretendo levar para o Conselho Federal de Medicina (CFM)”, adiantou Luís Guilherme.

Em seguida, o médico André Berger abordou o tema “Cirurgia Robótica: Estado e Arte”. Armando Melani falou sobre “Plataformas Robóticas e Legislação”, Ricardo Cotta “Habilitação e Qualificação” e Carlos Eduardo Domene “Treinamento e Certificação”.

As mesas redondas tiveram como temática a “Implementação Hospitalar e Custos” e “Treinamento e Certificação”. O encerramento do evento contou com um ato emblemático da entrega da Carta Multissocietária de Intenções e Resolução do CREMERJ, que foi entregue ao presidente da AMB, Lincoln Lopes Ferreira.

Também compareceram ao evento o presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, Delta Madureira; o presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Savino Gasparino e representantes da Sociedade Brasileira de Urologia, da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica.