Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Cocem: três comissões de ética tomaram posse

10/07/2019

Três Comissões de Ética tomaram posse nessa terça-feira (9), durante reunião da Coordenação das Comissões de Ética Médica (Cocem) do CREMERJ. As unidades participantes foram o Hospital Municipal Pedro II, Gerência Executiva INSS Centro Rio de Janeiro  e o Hospital Municipal Rocha Faria.

À frente da mesa de abertura estavam o conselheiro e coordenador da Cocem, Walter Palis, e os conselheiros Beatriz Costa, Luiz Zamagna e Raphael Câmara. A reunião teve início com os informes da conselheira Beatriz, que falou sobre as ações da diretoria nos últimos meses. Entre as medidas citadas por ela, estão as interdições éticas em três hospitais públicos do Estado. Ela ainda abordou a importância e atribuições das comissões de ética.

Já Raphael Câmara falou sobre o Canal de Denúncias do Cremerj, disponível no site. O conselheiro explicou que o serviço recebe notificações de agressões físicas, verbais, emocionais, intimidações, coações, pressões ou constrangimentos no seu exercício profissional, de forma facilitada e sigilosa.

“A violência é algo cada vez mais presente no dia a dia dos médicos. Não podemos aceitar a justificativa de que a segurança das unidades é apenas patrimonial. O diretor técnico tem a obrigação de tomar providências e zelar por aqueles que ali trabalham. É importante que todos saibam que as denúncias serão apuradas e os envolvidos responsabilizados”, disse Câmara.

Em seguida, Palis convidou o médico e professor Antônio Braga para ministrar a palestra “A importância da relação médico-paciente na construção da identidade médica”. Braga abordou os aspectos históricos que envolveram tal vínculo, da Pré-história até a Idade Contemporânea.

“A história é cíclica. Se nós não aprendermos os erros da relação médico-paciente do passado estaremos condenados a repetir no nosso futuro. Conhecer a história dessa relação nos permite deslumbrar a construção de novos paradigmas deste convívio”, explicou


Antes de dar posse às comissões, os conselheiros e o palestrante responderam a questionamentos e dúvidas.

Conheça as comissões recém-empossadas, cujos mandatos vigoram até 9 de julho de 2022.

HOSPITAL MUNICIPAL PEDRO II – membros eleitos para o oitavo mandato:

Efetivos: Antonio Ribeiro Pontes Neto, Luiz Felipe Vieira Pereira, Michele Carvalho dos Santos Martins e Valesca Antunes Marques.

Suplentes: Raymundo Davis Boscher, Bianca Maria Barros Ohana, Priscila da Cruz Reyntiens Pastor e Herbert Rodrigues Pinheiro.

 

GERÊNCIA EXECUTIVA INSS CENTRO RJ – membros eleitos para o terceiro mandato:

Efetivos: Álvaro Cândido Nunes Sant’Anna, Maria Helena Abreu Teixeira e Renata Costa Conserva Corniglion.

Suplentes: Guilherme Rodrigues Baptista, Beatriz Oliveira Goes Guimarães e Anderson Siciliano Colafranceschi.

 

HOSPITAL MUNICIPAL ROCHA FARIA – membros eleitos para o nono mandato:

Efetivos: Lucas Magno dos Santos Gouveia, Helder Souza da Silva, Marcos Augusto de Jesus, Ana Yara de Paiva Chain.

Suplentes: Hugo Leonardo Simon, Fábio José Amaue Peres, Renata de Lima Orofino e Bruno Cesar Sabino de Figueiredo.