Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Hospital Federal de Bonsucesso retoma transplante de córnea

16/05/2019

O Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) estava sem realizar transplantes há dois anos. A unidade há cerca de oito meses conseguiu realizar a compra dos insumos e dos equipamentos necessários para realização de transplante de córnea, mas estava sem o médico transplantador. Somente no mês de maio, foi contratado um médico oftalmologista, para realização dos transplantes.

A unidade já realizou três transplantes de córnea. E com a regularidade da oferta de órgão fornecidas pela Rio Transplante, o hospital terá capacidade de realizar quatros cirurgias por semana.

Segundo o responsável técnico do HFB, Júlio Noronha, o Ministério da Saúde deseja tornar o HFB em um centro captador de córnea. Existe também a previsão para um mutirão de cirurgias de córnea. "Atualmente, há 40 pacientes na fila para este tipo de transplante e com a oferta de córnea podemos zerar a fila em pouco tempo", afirma.