Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Ainda é possível se inscrever no Simpósio sobre parto e aborto

19/03/2019

O Grupo de Trabalho Materno Infantil do CREMERJ promoverá o “Simpósio: Parto e Aborto - Discussão de Temas Polêmicos”, em 29 e 30 de março (sexta-feira e sábado), das 9h às 17h, no auditório do Centro Empresarial Rio. No primeiro dia, serão abordadas questões relacionadas ao parto; no segundo, assuntos referentes ao aborto.

“Escolhemos temas polêmicos para esse simpósio. Nosso objetivo não é dar uma aula sobre nenhum deles, mas conhecer cada lado ideológico, ouvir as opiniões”, destacou o conselheiro Walter Palis, um dos organizadores do evento.

Haverá palestras e debates sobre parto domiciliar, polêmicas envolvendo a cesariana, a amamentação e a prática obstétrica na atualidade. Também serão tratadas o que se resolveu chamar de violência obstétrica e a violência contra o médico obstetra, entre outros temas. Presença de eminentes especialistas e das parlamentares Talíria Petrone, deputada federal (PSOL-RJ) e Janaína Paschoal, deputada Estadual (PSL-SP).

O debate sobre aborto trará opiniões a favor e contra a descriminalização da prática, com a participação de autoridades do Legislativo, como o senador Eduardo Girão (PODE-CE); da Defensoria Pública da União e do Ministério da Saúde. Eles discutirão o aborto sob diferentes visões; a interrupção legal da gestação: aspectos éticos e experiência; Zika vírus e aborto tendo em vista a decisão que será dada pelo STF em maio sobre este tema; e o papel do Legislativo frente ao aborto.

“Queremos ser um ambiente de discussão, ouvindo os dois lados na questão do aborto. Sobre parto, vamos falar dos principais problemas que nos afligem, hoje, na obstetrícia. Precisamos discutir esses temas com especialistas, autoridades e representantes das três esferas públicas. A falta de diálogo tem prevalecido no Brasil e isso precisa mudar”, afirmou o conselheiro responsável pelo Grupo de Trabalho Materno Infantil, Raphael Câmara.

Além dos parlamentares, estão confirmadas as presenças do professor da UFRJ Jorge Rezende, do professor da Universidade de Pernambuco Olimpio Moraes Filho, do representante do Ministério da Saúde Hélio Angotti, da procuradora federal Marina Filgueira e da defensora pública federal Charlene Borges. O presidente do CREMERJ, Sylvio Provenzano, e a vice-presidente da entidade, Célia Regina da Silva, também participarão do simpósio.

O evento é destinado a médicos e acadêmicos de medicina. As inscrições são gratuitas, e as vagas limitadas. O simpósio será transmitido ao vivo pelo site do CREMERJ.

Serviço:
Simpósio “Parto e Aborto - Discussão de Temas Polêmicos”
Dias: 29 e 30 de março
Horário: das 9h às 17h (sexta-feira e sábado)
Local: Auditório do Centro Empresarial Rio, localizado na Praia de Botafogo, 228, 2º andar, Botafogo
Inscrições: cliquei aqui 
Confira aqui a programação na íntegra
Vagas limitadas

*A INSCRIÇÃO PODE SER FEITA NA HORA DO EVENTO