Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Falece o endocrinologista pediátrico Pedro Solberg

08/01/2019

É com pesar que o CREMERJ informa o falecimento do endocrinologista pediátrico, Pedro Solberg, aos 84 anos, nessa segunda feira, 07. Ele se formou pela Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil - campus Praia Vermelha, atual UFRJ, em 1959. Cursou residência médica em pediatria no Bobs Roberts Memorial Hospital, da Universidade de Chicago e em 1962 foi aceito como fellow no serviço de endocrinologia infantil do National Institutes of Health (N.I.H.), da Universidade de Columbia, em Nova Iorque.

Em 1965, Soldeberg retornou ao Brasil  e atuou como endocrinologista infantil no Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira e na Faculdade de Medicina no campus da Praia Vermelha. No Fundão, começou como auxiliar de ensino, depois assistente, até passar no concurso para livre-docente. Ele lecionava, sobretudo, endocrinologia infantil, tornando-se o primeiro especialista desta área no Brasil.

O médico foi presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) no biênio 1972-1973. O especialista foi pioneiro ao introduzir exame de vista para crianças, régua para medi-las deitadas, carteira de vacinação e uma carta para acompanhar seu crescimento, com altura e peso, de 0 a 17 meses e de 0 a 17 anos. O material foi distribuído à todos os filiados da SBP.

Com sua aposentadoria da universidade, na década de 80, Solberg passou a exercer atividade clínica de endocrinologia pediátrica, em seu consultório particular, no Rio de Janeiro.