Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

José Ramon Varela Blanco é eleito Médico do Ano da Somerj

06/12/2018

O presidente CREMERJ, Sylvio Provenzano, participou, no último sábado, 1, da tradicional solenidade Médico do Ano, promovida pela Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro (Somerj) e que, em 2018, premiou o seu diretor e conselheiro do CRM José Ramon Varela Blanco.

Provenzano dividiu a mesa de abertura do evento com o presidente da Somerj e conselheiro do CRM, Benjamin Baptista, com os presidentes da Associação Médica Brasileira (AMB), Lincoln Lopes; da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), Jorge Darze; e com o secretário geral da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) Flavio Barbosa, representando o presidente da SBD nacional, José Antonio Sanches.

“Apesar dos poucos meses de convivência, Ramon tem me ensinado a olhar a medicina de outra forma. Sua perspicácia em analisar processos complexos me fez, rapidamente, desenvolver uma grande admiração e respeito por ele. Faço votos para que possa exalar sua sabedoria por muito tempo”, declarou Provenzano.

O prêmio foi entregue pelo presidente da Somerj e contou com uma grande homenagem, trazendo memórias importantes da vida do homenageado, além da participação de seus familiares e de associações regionais.

“É uma honra entregar este prêmio a alguém que sinto tamanha admiração. Ramon, além de um grande amigo, é um atuante incessante nas defesas éticas da sociedade médica. Espero conseguir demonstrar um pouco da minha admiração na noite hoje”, disse o presidente da Somerj.

Emocionado, Ramon agradeceu a homenagem:

“Sinto-me muito especial e orgulhoso em receber tanto afeto de meus colegas. Ouvir essas palavras elogiosas me deixa extremamente emocionado, ainda mais por receber esta placa das mãos de meu grande amigo Benjamin. Aproveito para reiterar a importância pela luta do ato médico”, concluiu o Médico do Ano 2018.

Também participaram do evento os diretores do CREMERJ Célia Regina Silva e Flavio de Sá.

 

Um pouco de sua história:

Nascido em La Coruña, na Espanha, José Ramon Varela Blanco chegou ao Brasil com apenas 10 meses de idade. Se formou em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no extinto prédio da Praia Vermelha, destruído em 1973. Especializou-se em dermatologia na Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro.

Foi presidente da Somerj durante as gestões 2001/2003 e 2003/2007. Também foi responsável pela coordenação editorial da revista da associação – Rio Dermatológico. Presidiu a SBD-RJ, em 2001/2002, e, após seu mandato, entrou para a diretoria da SBD nacional como tesoureiro, em 1997, e depois como secretário geral, em 2003/2004. E, desde 2002, é membro da Comissão de Ética e Defesa Profissional.

Junto com a AMB, participou da criação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM).

Em 1993, foi eleito para o CREMERJ, onde atua até hoje como conselheiro, participando das seguintes comissões: Saúde Suplementar, Defesa das Prerrogativas Médicas, Disciplinadora de Pareceres e Resoluções e Títulos de Especialistas. Também é conselheiro responsável pela Câmara Técnica de Dermatologia e membro da Câmara Técnica de Perícias Médicas.

 

Na ocasião, também foram divulgados os médicos premiados nas associações filiadas à Somerj. São eles:

Associação Médica de Cabo Frio – José Marcos Barroso Pilar

Associação Médica de Macaé – Fernando Diogo Sales de Andrade

Associação Médica de Petrópolis – Rafael Gomes de Castro

Associação Médica de Barra Mansa - Maria de Fátima Barros

Associação de Duque de Caxias - Fernando adão Moreira

Associação Médica Norte Fluminense - Antonio Carlos Botelho

Associação Médica de Barra do Piraí – Jorge Pereira

Associação Médica de Rio das Ostras – Simone de Almeida

Associação Medica Fluminense – Benito Petraglia

Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro -Jorge Mauro Filho

Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia - Euclides do Rosário