CREMERJ repudia declaração feita por deputada federal
17/11/2018
O CREMERJ vem por meio desta nota repudiar a mensagem publicada no Twitter da deputada Benedita da Silva, na qual, de forma generalizada e totalmente descabida, chama os médicos brasileiros de mercenários.
O CREMERJ não é contra a presença de médicos cubanos, desde que eles sejam submetidos à prova de validação curricular, que é um ato adotado por todos os países do mundo. Entendemos que nesse momento, no qual o governo cubano resolveu encerrar sua participação no Programa Mais Médicos unilateralmente, cabe ao governo brasileiro a criação de um plano de carreira para os médicos, de modo estimulá-los a ocupar as vagas que estão sendo abandonadas.
O CREMERJ reafirma que existem médicos em quantidade suficiente para atender a essa demanda.
Cabe ressaltar que, no começo do programa Mais Médicos, houve uma dificuldade inexplicada até o momento para que médicos brasileiros pudessem se inscrever.
Por isso, o CREMERJ acaba de criar um espaço no site para que os médicos possam se cadastrar e se inscrever no programa sem qualquer tipo de dificuldade.
Entendemos que este momento seja adequado para criarmos soluções definitivas.
Completados cinco anos desde que o programa teve início, infelizmente, não foi observada melhora nos indicadores de mortalidade infantil e e mortalidade por doenças em geral que possa ser atribuída ao programa.
Temos a certeza de que com um plano de carreira e as condições adequadas para a boa prática da medicina, não haverá de faltar médicos para atender a população.