Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ apoia incentivo ao parto normal

09/07/2018

O CREMERJ apoia a postura profissional e ética dos obstetras do Hospital São João Batista (HSJB), de Volta Redonda, que tem incentivado o parto normal. O nascimento natural é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e preconizado pelo Ministério da Saúde.

Profissionais envolvidos diretamente na assistência ao parto, de unidades públicas e privadas, devem seguir as Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal, estabelecidas pelo Ministério da Saúde e recomendadas pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo).

O parto normal apresenta uma série de benefícios para mães e bebês. Entre as vantagens para a mulher estão a recuperação mais rápida e sem dores após o parto e a interação plena com o bebê, desde o primeiro minuto do seu nascimento, favorecendo a criação do vínculo. Já para o recém-nascido, promove o fortalecimento do sistema imunológico, aumentando, inclusive, suas chances de se alimentar exclusivamente do leite materno sob livre demanda.

O CREMERJ destaca a importância da realização e acesso das gestantes ao pré-natal, que é fundamental na prevenção e detecção precoce de patologias tanto maternas como fetais, permitindo um desenvolvimento saudável do bebê e reduzindo os riscos da gestante.

Finalmente, o CREMERJ reitera o apoio ao estímulo ao parto normal feito pelos colegas de Volta Redonda e cobra das autoridades maior atenção aos problemas centrais que afetam a assistência obstétrica na rede pública e particular. A utilização das práticas obstétricas adequadas, sempre priorizando a garantia de vida da mãe e do bebê, é a mais adequada assistência às pacientes.