Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Algumas dicas para evitar o golpe do falso boleto bancário

13/01/2018

Atualmente, por conta da praticidade dos pagamentos através de boletos bancários, vários golpes têm sido intensificados por fraudadores, que modificam o código de barras original, desviando assim, a arrecadação para uma conta fantasma do fraudador. Recentemente, tivemos vários casos de golpistas que desviaram as arrecadações de taxa de incêndio e IPVA através de boletos falsos.  Por isso, a atenção precisa ser redobrada.

 

É muito importante ficar atento ao receber um boleto em sua residência ou baixá-lo através da internet.  Veja algumas dicas para não cair nesse golpe muito comum:

 

1.

Mantenha sempre atualizado o antivírus do seu computador, pois programas maliciosos, enviados por meio de vírus, podem alterar o código de barras do boleto. O antivírus em dia é capaz de identificar anormalidades na geração do boleto pela internet, na visita a sites duvidosos ou em documentos enviados por e-mail. 

Evite gerar boletos em computadores públicos ou em redes de wi-fi abertas. O risco de invasão de contas nesses ambientes é intensificado. 

 

2.

Leia bem o boleto bancário. A maioria dos documentos falsos costuma ter diferenças no padrão de formatação e outros erros básicos, como de português. Se a leitura dos códigos de barras falharem na tentativa de pagamento do boleto pelo caixa eletrônico ou aplicativo do banco, redobre a atenção. O erro pode ser decorrente de falha no equipamento, mas também pode ser fraude: se houver alguma lacuna com espaço fora do padrão ou faltando colunas, desconfie. 

Boletos fraudados não podem ser lidos pelo sistema do banco ou aplicativos de celular porque algumas barras costumam ser apagadas para forçar o consumidor a digitar o código numérico falso. 

 

3. 

Cada instituição bancária possui um código próprio de identificação. Esse número aparece na frente do logotipo do banco e nos primeiros três dígitos da linha digitável de cada boleto. Esse número deve ser equivalente ao código do banco emissor.

Veja na imagem abaixo alguns detalhes nos quais prestar atenção.