Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ estimula vacinação contra a febre amarela

08/01/2018

O CREMERJ orienta que médicos da Baixa Fluminense estimulem seus pacientes a se vacinarem contra a febre amarela. O município de Nova Iguaçu iniciou nesse final de semana uma campanha de vacinação, após confirmação do vírus na região pela Fiocruz. Além de Nova Iguaçu, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) também recomendou a ampliação da vigilância nos municípios de Tanguá e Miguel Pereira, pois ambos registraram casos de mortes de macacos com resultado positivo para a doença.

A imunização ainda será reforçada em Queimados, Japeri e Xerém, que são áreas de fronteira com a Reserva Biológica do Tinguá, onde os animais foram encontrados. O diagnóstico de macacos infectados nos três municípios foi confirmado no final do mês de dezembro após exames laboratoriais realizados pela Fiocruz. 

Uma tenda na Praça de Tinguá, em Nova Iguaçu, já está vacinando contra a doença diariamente, das 8h às 17h, inclusive aos sábados e domingos, até 31 de janeiro. E outras duas, instaladas em pontos estratégicos, estarão fazendo campanha educativa. Além disso, os postos de saúde da região - Tinguá, Jaceruba, Rio D’Ouro e Adrianópolis - estarão vacinando aos sábados.

Desde o ano passado, foram registrados 27 casos de febre amarela no RJ. As ocorrências aconteceram em 15 municípios do Estado que tiveram nove mortes. Apenas crianças até 9 meses de vida e pessoas com doenças que alteram o sistema imunológico não devem se vacinar.

Foto: Andre Borges / Agência Brasília / Divulgação