Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Instituto de Ginecologia da UFRJ comemora 70 anos

06/12/2017

Os 70 anos do Instituto de Ginecologia (IG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), localizado no Hospital Moncorvo Filho, foram comemorados com solenidade nessa quarta-feira, 6. O presidente do CREMERJ, Nelson Nahon, esteve presente representando o conselho na mesa de homenagens, da qual participaram também o reitor da UFRJ, Roberto Leher; o diretor e o vice-diretor do IG, Gutemberg de Almeida Filho e Jacir Luiz Balem, respectivamente; e o vice-decano do Centro de Ciências da Saúde, Luiz Eurico .

O diretor do IG falou sobre o histórico do instituto, desde o legado de Moncorvo Filho até a administração atual, que deu ênfase à recuperação financeira e do espaço físico.

"São 70 anos de ensino, de formação de médicos e especialistas e também de prestação de assistência de qualidade por nosso corpo clínico, tão capacitado. Em um momento em que a saúde e a educação passam por dificuldades muito sérias, é um prazer e um orgulho dirigir o Instituto de Ginecologia na contramão, no auge do seu trabalho", disse Gutemberg.

O reitor da UFRJ destacou a resistência não só do IG, mas da universidade como um todo:

"Passamos por um momento muito crítico, e esta celebração dá sentido ao conceito de universidade, instituição que se mantém há mais de mil anos. Levantamos no cotidiano da UFRJ o sentimento comunitário, e vemos isso no IG. O instituto é, no país, um construtor do campo da ginecologia e da obstetrícia, uma área estratégica quando se pensa em políticas públicas de saúde", explicou Roberto Leher.

Nelson Nahon citou a crise na saúde em todas as esferas de governo e ressaltou a importância da união dos profissionais em torno da defesa do Sistema Único de Saúde. A responsável pela Câmara Técnica de Ginecologia e Obstetrícia do CREMERJ, Vera Lucia Mota da Fonseca, também e steve presente no evento.

Durante a cerimônia, os funcionários mais antigos do IG receberam menções honrosas e medalhas. No dia 8 de dezembro, a Câmara dos Vereadores entrega à instituição a medalha Pedro Ernesto, em homenagem a seu legado para a cidade do Rio de Janeiro.