Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Código de Ética do Estudante será apresentado ao CFM

30/01/2017

O CREMERJ recebeu, nessa quarta-feira, 25, o presidente da Associação dos Médicos Residentes do Estado do Rio de Janeiro (Amererj), João Felipe Zanconato, e alunos de diversas faculdades do Estado para a discussão e o fechamento do texto final do Código de Ética do Estudante de Medicina do Estado do Rio de Janeiro.

A reunião contou com a presença do presidente do CREMERJ, Pablo Vazquez, e do conselheiro Gil Simões. A professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) Lêda Maria Macedo conduziu a revisão e a discussão dos artigos do código, que foi dividido em tópicos: princípios gerais, direitos do estudante, deveres e limitações, relações com as equipes de profissionais de saúde, internato e sigilo médico e privacidade do paciente.

Após o debate sobre questões levantadas em reuniões anteriores, o grupo conseguiu chegar a um consenso sobre o texto. O Código de Ética passará por uma revisão final e seguirá para ser apresentado ao Conselho Federal de Medicina (CFM), publicado e distribuído nos meses de março e abril.

“A elaboração desse código teve o objetivo de suscitar discussões sobre as relações dos estudantes com os professores, os colegas e outros profissionais de saúde. E é muito bom receber os jovens estudantes no Conselho para debater essas questões”, comentou o presidente Pablo Vazquez, que destacou também a situação da Uerj e a crise no Estado do Rio de Janeiro.

Lêda Macedo enfatizou o papel do professor: “Demos destaque à supervisão dos alunos e a uma presença forte dos professores. Além disso, ressaltamos a importância de o paciente consentir a abordagem do aluno e a relação dele com os profissionais da área”, lembrou.

Contribuíram, ainda, com a reunião representantes da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (Denem), da Associação dos Estudantes de Medicina do Rio de Janeiro (Aemed-RJ) e os professores Thiago Leandro Mamede, da UFRJ; Paulo Cavalcante, da Unirio; e Sandra Torres Serra, do Programa de Apoio Psicopedagógico ao Estudante da Uerj.