Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ recebe secretário de saúde de Barra do Piraí

15/08/2016

A Comissão de Saúde Pública do CREMERJ recebeu nessa quinta-feira, 11, o secretário de Saúde de Barra do Piraí, Mauro Cesar Reis de Miranda, e a coordenadora jurídica do município, Janaína Oliveira dos Santos, para mais uma conversa sobre a situação do Polo de Emergência de Barra do Piraí. 

O vice-presidente do CREMERJ, Nelson Nahon, enfatizou a preocupação do Conselho com a situação precária que encontraram as unidades, conforme constatado na última fiscalização da entidade. 

“Pela lei é obrigação do município oferecer atenção primária digna, além de serviço de urgência e emergência à população. Nós, enquanto conselho,  temos o dever de fiscalizar e cobrar providências e melhorias, por isso, estamos promovendo essa conversa para saber se, efetivamente, ocorreram mudanças positivas no Polo de Emergência e de que forma podemos ajudar”, disse Nahon.

Segundo o secretário de Saúde, o município vem enfrentando sérios problemas financeiros e, após várias tentativas frustradas de implantação de melhorias, está sendo estudada a entrada de uma Organização Social (OS) para administração da unidade. “O fato é que não temos condições financeiras de expandir o quadro de médicos e funcionários de saúde”, afirmou Mauro.

A coordenadora jurídica afirmou que está em fase de edital a contratação de uma OS. 

Já no dia 22 de agosto, foi realizada uma assembleia geral extraordinária, no Polo de Emergência, para debater a entrada da OS para gerir a unidade. Na ocasião, foi elaborado um documento que será encaminhado para a prefeitura de Barra do Piraí, dizendo que a administração da Santa Casa de Misericórdia e os médicos da unidade são contrários a instalação da OS da forma que está sendo planejada pela Secretaria de Saúde. 

Também participaram da reunião os diretores Gil Simões e Serafim Borges.