Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Cocem: quatro comissões de ética são empossadas

10/05/2016

Quatro comissões de ética médica tomaram posse durante a reunião da Coordenação das Comissões de Ética Médica (Cocem) do CREMERJ, realizada nessa terça-feira, 10, no auditório Júlio Sanderson. As unidades participantes foram: Policlínica Naval de Campo Grande, Hospital de Clínicas de Jacarepaguá, Hospital Italiano e Hospital Norte D’Or. A diretora Erika Reis abriu a reunião com os informes, entre eles a criação da Associação Brasileira de Medicina de Emergência – Regional Rio de Janeiro (Abramede-RJ) e a realização da plenária temática sobre os Jogos Olímpicos, que acontecerá no dia 19, às 19h, na sede do Conselho. 
 
Após a abertura, os médicos tiraram dúvidas acerca do funcionamento das comissões e situações ocorridas em suas unidades. Na ocasião, representantes da Comissão de Ética Médica do Hemorio denunciaram que a situação da unidade se agravou nos últimos dias. Funcionários da empresa terceirizada continuam em greve, faltam medicamentos, a coleta de sangue está abaixo do necessário e o ambulatório de especialidades não-hematológicas foi desativado. Além disso, médicos do Hospital Estadual Getúlio Vargas relataram a redução das gratificações e a transferência do corpo clínico estatutário para outras unidades, que, segundo eles, está sendo feita de forma arbitrária. 
 
Também participaram da reunião, o diretor Gil Simões, os conselheiros Luís Fernando Moraes e Armindo Fernando da Costa e o consultor jurídico Eurico Cavalcanti. 
 
Confira abaixo as cinco comissões recém-empossadas, cujos mandatos seguem até maio de 2019:
 
Policlínica Naval de Campo Grande - membros eleitos para o segundo mandato: 
Efetivos: Márcio Amaral da Silva e Paulo André da Silva 
Suplentes: Elson Rodrigues Prado Coelho e Danielle Gifford Meireles Tavares
 
Hospital de Clínicas de Jacarepaguá - membros eleitos para o quarto mandato:
Efetivos: Renato Bourdette Ferreira, Pedro Vitor de Andrade Abdalla, Eliete Augusta Martins Silveira e José Bento Pereira dos Santos Filho. 
Suplentes: Osvaldo Luiz Moraes da Silva, Tarsia Ferreira de Sousa, Genialdo Marcos Silva de Souza e Niedja Maria Curti Bento. 
 
Hospital Italiano - membros eleitos para o terceiro mandato: 
Efetivos: David Sufiate de Oliveira e Silvia Maria Araújo de Oliveira 
Suplentes: Helton Silva Ramos e Márcia Kamal de Avellar
 
Hospital Norte D’Or - membros eleitos para o segundo mandato:
Efetivos: Roberto Osório Ferreira, Antônio Mendes Biasoli Junior, Ricardo Mello Cordeiro e Gustavo de Faria Ferreira
Suplentes: Natália Dominguez Paes Leme de Souza, Daniel Ferreira de Barros Rodrigues, Ricardo André dos Santos Vaz e Marina Carneiro Lopes.