Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ participa de apresentação de novos residentes

08/03/2016

Os novos residentes dos hospitais federais no Rio de Janeiro participaram, nessa terça-feira, 1º, de um seminário de apresentação no auditório do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE). Os profissionais preencheram as bolsas oferecidas, este ano, pelo Ministério da Saúde no Rio de Janeiro para saúde coletiva, saúde da família, enfermagem e farmácia. Na ocasião, o diretor do CREMERJ Gil Simões, que coordena a Comissão de Recém-Formados da entidade, representou o Conselho. 

As vagas foram distribuídas para os hospitais federais de Bonsucesso, dos Servidores do Estado, do Andaraí e da Lagoa; o Hospital Central do Exército; o Instituto Nacional de Cardiologia (INC); o Instituto Nacional de Ortopedia e Traumatologia (Into); o Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC – UFRJ); e a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP).

Durante o evento, foram realizadas palestras sobre as responsabilidades, atividades e representações profissionais dos residentes. O diretor Gil Simões falou sobre o papel do CREMERJ, abordando a importância das fiscalizações, a relação médico-paciente e questões relacionadas ao Código de Ética Médica. 

“Esse evento é fundamental para integrar os residentes nessa nova fase profissional. Vocês passam a ser vistos pelo paciente como médicos, o que muda completamente a realidade de trabalho. É uma experiência muito importante. Nós, do CREMERJ, defendemos a residência médica porque a consideramos a melhor forma de especialização”, declarou Simões.  

A chefe da Divisão de Gestão Administrativa (Diga/Nerj), Denise dos Santos Pereira, parabenizou os residentes pela aprovação no processo seletivo e ressaltou a necessidade de os jovens profissionais darem continuidade ao trabalho proposto pelo Sistema Único de Saúde (SUS): “Contamos com vocês para melhorar cada vez mais o SUS. Isso é o que queremos”.

Também participaram do evento o presidente do Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro (Sinmed-RJ), Jorge Darze; a presidente da Comissão Estadual de Residência Médica do Rio de Janeiro (Ceremerj), Suzana Wuillaume; e o presidente da Associação dos Médicos Residentes do Estado do Rio de Janeiro (Amererj), João Felipe Zanconato.