Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Manual do Diretor Técnico é entregue em solenidade no CREMERJ

20/10/2015

Em plenária temática realizada na terça-feira, 13, na sede do CREMERJ, diretores técnicos de diversas unidades de saúde do Estado receberam um exemplar da 7ª edição do Manual do Diretor Técnico, que tem como objetivo esclarecer assuntos referentes aos direitos e deveres de quem ocupa o cargo. Colegas de mais de 90 instituições estiveram presentes.
 
A proposta das diretrizes descritas no manual é orientar os médicos que estão na direção técnica das unidades de saúde, sejam públicas ou privadas. O presidente do CREMERJ, Pablo Vazquez, abriu o evento reforçando a relevância do material que estava sendo distribuído aos colegas. “O nosso objetivo é cooperar para que a população tenha acesso a serviços de excelência no sistema de saúde, assim como garantir à categoria o exercício ético e pleno da medicina”, afirmou.
 
O presidente pediu aos presentes que valorizem ao máximo as comissões de ética médica. “Elas representam o CREMERJ dentro das unidades de saúde e têm um papel que coincide com o principal objetivo da direção, que é garantir as melhores condições possíveis de assistência médica aos pacientes”, finalizou.
 
Em seguida, o conselheiro Gil Simões fez uma apresentação introdutória aos assuntos que são abordados no Manual do Diretor Técnico e reforçou as principais responsabilidades e atribuições do cargo. “É uma atividade extremamente importante para todas as unidades de saúde”, reforçou Simões.
 
O debate foi aberto para perguntas e comentários dos colegas. Entre os assuntos discutidos estavam a judicialização da medicina, o código de ética médica e a qualidade do atendimento médico oferecido hoje aos pacientes.
 
Os colegas elogiaram muito a iniciativa do CREMERJ de produzir e manter atualizado o Manual do Diretor Técnico. Ao final, a diretora Ilza Fellows reforçou a importância do cadastramento médico no CRM para a proteção da própria categoria.
 
Também participaram da mesa os conselheiros Márcia Rosa de Araujo, Carlos Cleverson Pereira e a assessora jurídica Katia Oliveira.
 
Estiveram presentes, ainda, os conselheiros Nelson Nahon, Carlos Enaldo de Araújo, Luís Fernando Moraes, Serafim Borges, Armindo Fernando da Costa, Guilherme Eurico da Cunha, Erika Reis, Sérgio Fernandes, Kássie Cargnin, Ana Maria Cabral, José Ramon Blanco, Paulo Cesar Geraldes, Marília de Abreu Silva, Sergio Albieri, Aloísio Tibiriçá, Jorge Gabrich, Edgard Alves da Costa, Ricardo Bastos, Joé Sestello, Gilberto dos Passos, Renato Graça e Sidnei Ferreira, também conselheiro federal.