Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ apoia nota de repúdio da Sbot

04/09/2015

O CREMERJ vem a público manifestar seu apoio à nota de repúdio publicada pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot) em relação a um suposto erro médico na matéria sensacionalista apresentada no programa “Cidade Alerta Rio de Janeiro”, da Rede Record de Televisão, no dia 31 de agosto.

Na referida reportagem, o apresentador denunciou o “erro médico” confundindo dois fios de Kirschner, necessários para o tratamento do paciente, com duas agulhas esquecidas pelo cirurgião, em uma interpretação absurda, assim jogando o público leigo contra os médicos e a medicina.

Leia abaixo na íntegra a nota de repúdio:

Nota de esclarecimento à Rede Record de Televisão

No dia 31 de agosto de 2015, foi exibida reportagem no programa “Cidade Alerta Rio de Janeiro”, da Rede Record de Televisão, sobre o tratamento de um paciente, aparentemente com fratura do tornozelo tratada cirurgicamente, que vem evoluindo com sintomas. Segundo a reportagem, foram deixadas “agulhas” no paciente.

É possível afirmar, pelas radiografias exibidas pela reportagem, que as supostas “agulhas” são dois fios de Kirschner, necessários para fixação do maléolo medial com amarrilhos com fio de aço, que é uma técnica consagrada no tratamento dessas fraturas. A sintomatologia que o paciente apresenta no momento diz respeito às complicações inerentes a qualquer tipo de tratamento cirúrgico, e certamente necessitam avaliação de profissional da área.

A participação de um cirurgião ortopedista no referido programa teria esclarecido a população sobre o caso e, mais importante, teria servido de orientação para o paciente na busca de solução para o seu problema. Ao prescindir da participação desse profissional na reportagem, a emissora levou informação errada à população e prestou um desserviço à sociedade. A SBOT vem tentando, junto à Rede Record de Televisão, a participação no mesmo programa para esclarecer a população sobre os temas abordados pela reportagem.

Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot)