Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Processo Ético-Profissional é tema de palestra na Cocem

14/05/2015

Médicos se reuniram para mais um encontro da Coordenação das Comissões de Ética Médica (Cocem) do CREMERJ nessa terça-feira, 12, no auditório Júlio Sanderson. Durante a reunião, o vice-corregedor do Conselho, José Ramon Blanco, apresentou uma palestra sobre o Processo Ético-Profissional (PEP).

José Ramon Blanco esclareceu que todas as denúncias devem ser devidamente identificadas e feitas por escrito. Segundo ele, essas queixas se transformam em sindicâncias que são apuradas pelo CREMERJ, podendo se tornar ou não em processos. O local onde o fato ocorreu e o Estado em que o médico está inscrito definem qual CRM assumirá a investigação do caso.

“Todo processo ético-profissional termina com o julgamento, que pode absolver ou condenar eticamente o médico. A sindicância pode ser instaurada ex officio, ou seja, um ato oficial sem que nenhuma das partes tenha solicitado. Isso acontece quando algum caso tem grande repercussão na mídia, por exemplo”, explicou.

O vice-corregedor disse ainda que as comissões de ética médica são o braço do CREMERJ em suas unidades, por isso podem orientar e administrar problemas éticos em seus locais de trabalho. “Em caso de assuntos mais graves, as comissões de ética médica devem encaminhar para o Conselho”, acrescentou José Ramon Blanco, que também preside a Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro (Somerj).

Após a palestra e o esclarecimento de dúvidas dos médicos sobre o PEP, a conselheira Erika Reis convidou os colegas para participarem do Fórum de Emergência do CREMERJ, no dia 30 deste mês, no Windsor Guanabara Hotel.

“É um assunto importante para as comissões de ética médica. Peço que vocês incentivem os colegas que atuam nas emergências para comparecerem. Este ano estaremos com um novo formato, porque queremos valorizar mais o conteúdo. Também teremos as aulas do Grupamento de Socorro de Emergência do Corpo de Bombeiros, que são sempre bastante concorridas”, informou.

O conselheiro Serafim Borges encerrou o encontro, informando a data da próxima da Cocem, que será no dia 9 de junho, às 10h30. Também participaram da reunião o conselheiro Armindo Fernando da Costa e a assessora jurídica Katia Oliveira.