Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Cocem: duas comissões de ética médica tomam posse

11/03/2015

Duas comissões de ética médica tomaram posse durante a reunião da Coordenação das Comissões de Ética Médica (Cocem) do CREMERJ, nessa terça-feira, 10, no auditório Charles Damian. As unidades participantes foram: Hospital Geral de Nova Iguaçu e PAM Dom Helder Câmara.
 
Na ocasião, o diretor do CREMERJ Serafim Borges explicou que as comissões de ética médica têm legalidade para resolver problemas dentro das suas instituições ou pedir apoio ao Conselho em casos mais graves.
 
“A função das comissões de ética médica é zelar pela qualidade da prática médica, pela aplicação do Código de Ética Médica e das resoluções emanadas do CFM e do CREMERJ em sua unidade. Se houver qualquer dúvida em como proceder a comissão deve pedir orientação ao Conselho. Essa reunião mensal aqui na sede também tem a sua importância”, ressaltou Serafim Borges.
 
Nos informes, diretora do CREMERJ Erika Reis relatou a posse do atual presidente do Conselho, Pablo Vazquez, no dia 2 de março, e a participação de parte da diretoria em um seminário do CFM, ocorrido em Belo Horizonte na semana passada. A conselheira também pontuou a preocupação do CREMERJ em relação ao funcionamento da Bio-Rio – projeto da prefeitura para reciclagem dos médicos municipais, que tem chancela da UFRJ e da Unirio.
 
“O que nos preocupa é porque não há explicações quanto ao funcionamento da Bio-Rio, e alguns médicos nos pediram orientação sobre isso. Desde fevereiro, pedimos informações às universidades e à Secretaria Municipal de Saúde, mas até agora não tivemos retorno. Nossa assessoria jurídica também está avaliando a parte legal”, informou.
 
Após os informes, os membros das comissões de ética médica esclareceram dúvidas sobre diversos assuntos, entre eles, a emissão de atestados de óbito. No encontro, ficou decidida a realização de breves palestras com temas de interesse dos membros das comissões de ética médica em algumas reuniões da Cocem ao longo deste ano.
 
O conselheiro Armindo Fernando da Costa também participou do evento.
 
Confira abaixo as comissões recém-empossadas, cujos mandatos seguem até março de 2018:
 
HOSPITAL GERAL DE NOVA IGUAÇU - membros eleitos para o oitavo mandato:
Efetivos: Renata Rodrigues Teixeira de Castro, Haroldo Millet Neves, Bianca Matos Freire e Nycole Carvalho Magalhães.
Suplentes: Jean Max Figueiredo, Danielle Ammon do Valle, Elaine da Silva Pires Araujo e Fedele Agusto D’Alessandro.
 
PAM DOM HELDER CÂMARA - membros eleitos para o quinto mandato:
Efetivos: Gabriela Freire Lages Cavalcanti e Ana Lúcia Valladão Campos Ribeiro.
Suplentes: Tamara Carneiro de Castro Monte e Edy Maria Portella Dias Rohde.