Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Cocem: quatro comissões de ética médica tomam posse

28/10/2014

Quatro comissões de ética médica tomaram posse durante a reunião da Coordenação das Comissões de Ética Médica do CREMERJ, nessa terça-feira, 14, na sede da entidade. Na ocasião, as unidades que participaram foram: INSS - Gerência Executiva de Duque de Caxias, Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, Hospitais Integrados da Gávea e Hospital Estadual Anchieta.

A importância de ter profissionais de saúde e de segurança bem treinados para o recebimento dos pacientes foi um dos assuntos tratados. Membros de algumas comissões de ética médica relataram problemas provocados pela condução inadequada do fluxo de entrada e saída de pessoas nas unidades.

Para o diretor do CREMERJ Gil Simões, que conduziu a reunião ao lado dos conselheiros Serafim Borges e Armindo Fernando da Costa, é fundamental que os funcionários que ficam na recepção tenham orientações para saber como reagir em situações de potencial risco para o paciente que chega.

“O Conselho tem preocupação com isso, porque atitudes simples podem evitar problemas graves e desgastantes. Por isso, o CREMERJ está trabalhando na elaboração de uma normatização ética que oriente o atendimento médico de urgência e emergência a pacientes externos nas unidades de saúde, principalmente em casos críticos. Os funcionários precisam estar bem orientados para saber como proceder, a fim de evitar qualquer tipo de desentendimento”, destacou Simões.

Após os relatos dos representantes das comissões de ética médica, iniciou-se a solenidade de posse. O diretor do CREMERJ Serafim Borges salientou a importância do trabalho das comissões em suas unidades.

“O compromisso de cada membro da comissão de ética médica é zelar pela qualidade do exercício da medicina e pela aplicação do Código de Ética Médica e das resoluções emanadas do CFM e do CREMERJ em seus locais de trabalho”, disse.

As comissões de ética médica que tomaram posse foram:

INSS – GERÊNCIA EXECUTIVA DE DUQUE DE CAXIAS - membros eleitos para o segundo mandato:
Efetivos: Antônio Felipe Ferrão Mangia, Fernando Sant’Ana Pinto e Gustavo Luiz Vasconcellos Delfino.
Suplentes: Isabel Cristina Ferreira Iglesias, Gilberto Fernandes Xavier e Simone Duarte Damato Alves.

HOSPITAL DOS SERVIDORES DO ESTADO - Membros eleitos para o oitavo mandato:
Efetivos: Luis Gonzaga Lopes Buarque, Claudia Tavares Regadas, Rogério Monteiro Naylor e Isa Cristina Neves de Paula e Silva.
Suplentes: Luis Felipe Murad Tavares, Claudio Meilman Ferreira, Solange Leal de Araújo Nunes e Denise Iskin.

HOSPITAIS INTEGRADOS DA GÁVEA - membros eleitos para o quinto mandato:
Efetivos: Sérgio Augusto Pereira Novis, Lílian Vieira Carestiato, Hélio Roque Figueira e Arthur Oswaldo de Abreu Vianna.
Suplentes: Luis Felipe de Camillis dos Santos, Andrea Fonseca de Aguiar Martins, Ricardo Crespo Corvisier e Nestor Augusto Charris Garcia.

HOSPITAL ESTADUAL ANCHIETA - membros eleitos para o primeiro mandato:
Efetivos: Max Pinheiro de Farias Junior e Viviane Quintão Simonard de Miranda.
Suplente: Augusto Françoia Margon.