Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ participa do 43º Congresso Brasileiro de Radiologia

14/10/2014

Na solenidade de abertura do 43º Congresso Brasileiro de Radiologia – 17º Congresso Latino-Americano de Radiologia Pediátrica, realizada nessa quinta-feira, 9, no Riocentro, a conselheira do CREMERJ Márcia Rosa de Araujo salientou a importância da união da categoria em prol da defesa do médico, independentemente de qualquer ideologia política.
 
No evento, Márcia Rosa, que também é suplente do Conselho Federal de Medicina (CFM) na gestão 2014-2019, representou o presidente do CFM, Carlos Vital.
 
“Nós, médicos, aprendemos uns com os outros. Por isso, foi colocado aqui que formamos uma família. No Rio de Janeiro, temos um movimento chamado Causa Médica, onde todos nós independentemente de nossa ideologia e visão política, nos focamos na causa do médico”, disse. 
 
Um dos pontos altos da cerimônia foi a entrega da medalha de ouro do CBR aos colegas Armando Rocha Amoedo e Giovanni Guido Cerri. A homenagem é concedida aos radiologistas brasileiros ou estrangeiros que contribuíram com a formação de brasileiros e dedicaram sua vida ao desenvolvimento, fortalecimento e ensino das especialidades ligadas ao Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR). É a mais alta honra que o CBR confere aos profissionais.
 
O presidente do CBR, Henrique Carrete Junior, afirmou, na ocasião, que a história de sucesso da radiologia brasileira é marcada pela presença constante e intensa da cidade do Rio de Janeiro e de seus médicos radiologistas. No Rio, observou ele, foi realizada a primeira radiografia no país, já no ano seguinte à descoberta dos raios X.
 
“Foi no Rio que se formou a primeira sociedade com intuito de congregar radiologistas. A cidade tem muita tradição no treinamento desta especialidade, onde importantes cursos foram criados para melhor formar e aproximar os nossos radiologistas, onde inúmeros profissionais de destaque de ontem e de hoje se formaram”, afirmou Henrique Carrete.
 
Além de Márcia Rosa de Araujo, participaram da mesa de abertura Henrique Carrete Junior, presidente do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem; Mauro Esteves de Oliveira, presidente da Associação de Radiologia e Diagnóstico por Imagem do Estado do RJ; Manoel de Souza Rocha, diretor científico do CBR; Pedro Daltro, presidente da Sociedade Latino Americana de Radiologia Pediátrica; Florentino Cardoso, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB); Alberto Vieira, presidente da Sociedade de Radiologia de Portugal; e Elizabeth Covre, assessora da Diretoria de Desenvolvimento Setorial da Agência Nacional de Saúde Suplementar.