Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Teste de progresso é realizado em universidades do RJ

05/09/2014

O Teste de Progresso 2014, prova aplicada anualmente para estudantes de medicina do primeiro ao último período, será realizado, no dia 10 de setembro, somente em universidades conveniadas dos Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

A prova, que é feita pelo consórcio Interinstitucional RJ/ES da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), será realizada nas universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), na Universidade Grande Rio (Unigranrio), na Faculdade de Medicina de Petrópolis, no Centro Universitário de Volta Redonda (Unifoa) e na Universidade Iguaçu (Unig).

No Espírito Santo, o teste ocorrerá no Centro Universitário do Espírito Santo (Unesc), na Faculdade Multivix, na Universidade de Vila Velha (UVV) e na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Para a coordenadora do consórcio Interinstitucional RJ/ES, Cláudia Midão, a aplicação do teste é um auxílio para o aluno verificar o seu desempenho durante o curso.

“A realização do exame faz uma avaliação progressiva do aluno, porém é importante salientar que o teste é só uma forma de o estudante avaliar o seu desempenho, não tem caráter classificatório”, disse.  

A coordenadora da Comissão de Ensino Médico do CREMERJ, conselheira Vera Fonseca, destaca que a adesão das faculdades é importante, pois com o exame é possível detectar falhas em áreas específicas do ensino médico e, assim, corrigi-las posteriormente ainda durante a graduação.

“Nós da Comissão de Ensino Médico do Conselho damos todo o apoio à aplicação do teste e esperamos que outras universidades possam aderir”, ressaltou a conselheira.