Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ participa do 10º Congresso Somerj em Campos

27/08/2014

 

O CREMERJ participou do 10º Congresso Somerj, que aconteceu nos dias 14 e 15 de agosto, na Faculdade de Medicina de Campos (FMC), em Campos dos Goytacazes. No evento, foram abordados aspectos relevantes da prática clínica. Além disso, o encontro promoveu atualização nas quatro grandes áreas da medicina: cirurgia geral, clínica médica, ginecologia e obstetrícia e pediatria, com destaque para situações emergenciais.

Na abertura, realizada na quinta-feira, 14, o presidente da Associação Médica do Estado do Rio de Janeiro (Somerj), José Ramon Blanco, frisou a importância do congresso para a comunidade médica.

“É fundamental a troca de experiências clínicas nessas áreas. Elaboramos, em conjunto com a Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, uma grade científica de qualidade, com renomados palestrantes e temas de grande interesse. Aproveito para agradecer o apoio do CREMERJ, de todas as entidades médicas e de todos os colegas e acadêmicos, que estão participando conosco”, disse José Ramon.

Já o presidente do CREMERJ, Sidnei Ferreira, destacou que eventos como esse valorizam a medicina.

“Praticamos a medicina de qualidade no Brasil, apesar da situação grave das unidades de saúde”, afirmou.

Além de Sidnei Ferreira e José Ramon Blanco, a mesa solene contou com a presença do presidente da Associação Médica de Campos, Almir Salomão Filho; do vice-diretor da Faculdade de Medicina de Campos, Paulo Gustavo Araújo; e do vereador e líder de governo da Câmara Municipal de Campos, Paulo Hirano, que representou a prefeitura de Campos.

Na sexta-feira, 15, o presidente do CREMERJ, Sidnei Ferreira, proferiu a palestra “Pneumonias Graves na Infância”, uma pesquisa que ele coordenou durante 15 anos no Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ).

“O trabalho pesquisou o tratamento empírico com penicilina em crianças internadas com pneumonia em hospital pediátrico do Rio de Janeiro e a letalidade e os fatores associados ao óbito”, explicou o presidente do CREMERJ.

Além da apresentação de Sidnei Ferreira, foram proferidas as palestras “Suporte de UTI no Trauma”, “Telemedicina na Emergência”, “Assistência ao Politrauma”, “Traumatismo Genito-Urinário”, “O Papel da Tomografia Computadorizada no Trauma Abdominal”, entre outras.

Também compareceram ao congresso os conselheiros Nelson Nahon e Makhoul Moussalem.

Na foto, Almir Salomão, Paulo Hirano,
José Ramon Blanco, Sidnei Ferreira e Paulo Gustavo Araújo