Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Cocem: duas comissões de ética médica tomam posse

19/08/2014

Duas comissões de ética médica tomaram posse nessa terça-feira, 12, em reunião da Coordenação das Comissões de Ética Médica (Cocem) do CREMERJ, na sede da entidade. As instituições que participaram foram: Hospital Municipal Jesus e UPA 24 Horas Jacarepaguá.
 
O diretor do CREMERJ Pablo Vazquez reiterou a importância das comissões de ética médica, que representam o próprio Conselho nas unidades, e por isso devem zelar pela qualidade do exercício da profissão. Além disso, segundo ele, se for encontrada alguma irregularidade, a comissão deve notificar o CREMERJ.
 
Vazquez também deu informes sobre as ações do Conselho em busca de uma solução para a gratificação por desempenho dos médicos federais, que está paralisada. Segundo ele, representantes do CREMERJ, do Sinmed-RJ e da Fenam estiveram, mais uma vez, em Brasília, onde se reuniram com o presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves. O deputado disse que intermediou o assunto com a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, que ficou de avaliar a proposta de incluir o valor no orçamento de 2015.
 
“Temos que enfrentar as precárias condições de trabalho e as diferenças salariais entre estatutários e contratados nas unidades do Estado e do município”, afirmou Vazquez.
 
O presidente do CREMERJ, Sidnei Ferreira, ressaltou que o Conselho está empenhado em criar um parecer sobre o atendimento de pacientes com emergência médica em hospitais que não possuem serviço de emergência.

“Levamos essa questão ao Conselho Federal de Medicina (CFM), pois acreditamos que esse caso deva ser tratado nacionalmente. Esse parecer será positivo para os médicos e para a população. É um absurdo que o Ministério da Saúde não tenha nenhum tipo de orientação, então, faremos isso”, declarou.
 
O presidente do CREMERJ também criticou a falta de um plano nacional para a saúde e de financiamento digno para o setor.
 
O diretor do CREMERJ Serafim Borges também participou do encontro.
 
As comissões de ética médica que tomaram posse foram:
 
HOSPITAL MUNICIPAL JESUS - membros eleitos para o oitavo mandato:
Efetivos: Roberto Santoro Pires de Carvalho Almeida, Sandra Monteiro de Sá, Solange Gonçalves David de Macedo e Maria Vivencia Pugliesi.
Suplentes: Myrna Santos Rocha, Valéria Souza Grando Klingenfuss, Adriana Paiva de Mesquita e Luiz Eduardo Pinto de Barros.
 
UPA 24 HORAS JACAREPAGUÁ - membros eleitos para o primeiro mandato:
Efetivos: Lucienne Targat Novaes, Mariana Pinar Sena e Valéria de Lacerda Costa Fiorillo Landivar.
Suplentes: German Fiorillo Landivar, Mônica Pinto Levenhagen e Altin Eva de Paula Ribeiro.