Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Clipping -

G1 / RJ emite alerta para municípios após confirmação de morte por raiva humana

16/06/2020


Jovem foi mordido por morcego em janeiro, em Angra, e morreu com a doença em março deste ano na capital.

A Secretaria de Estado de Saúde emitiu alerta para municípios do estado do Rio após confirmar a ocorrência de uma morte por raiva humana no estado. Um jovem de 14 anos contraiu a doença em Angra dos Reis e morreu na capital em março. Foi a primeira morte pela doença no estado desde 2006.

De acordo com a secretaria, o adolescente foi mordido por um morcego no fim de janeiro e não foi à unidade de saúde para tomar doses da antirrábica. Os primeiros sintomas apareceram em 22 de fevereiro.

Ele foi internado em 7 de março e, cinco dias depois, o jovem foi transferido, já com suspeita de raiva, para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ).

O adolescente morreu em 30 de março, dez dias depois da confirmação da doença.

A secretaria disse que, depois da confirmação da doença, os municípios foram informados sobre protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) para evitar casos de raiva humana no Rio de Janeiro.

Um alerta sobre os protocolos de segurança e a importância de equipes de vigilâncias capacitadas foi feito em reunião com 92 secretarias municipais do estado na última quarta-feira (10).

Ainda segundo a secretaria, "há indicativo no MS (Ministério da Saúde) que haverá envio de vacina antirrábica animal para realização da campanha até novembro".