CREMERJ em Revista Dezembro/2020

CREMERJ em Revista • Novembro/Dezembro | 2020 15 regiões do Brasil passaram a desenvolver eventos conjuntamente”, pontua Veridiana, que também é membro da Comissão do Médico Jovem da AMB e membro efetivo interno da Comissão Nacional Pró-SUS do CFM. A Ablam prioriza a auto- nomia didático-científica das instituições de ensino. A entidade neste momento se preocupa em não trazer prejuízos aos membros das ligas, tendoemconsideração que a associação aceita o registro de atividades em âmbito online para fins de certificação. “A palavra- chave este ano é realmente “flexibilidade”.Existemregras, mas precisamos ser maleáveis tendo em vista que o ano de 2020 foi muito peculiar. A Ablam possui uma essência flexível, que se intensificou com a pandemia”, finaliza Veridiana Lourenço Tavares Santos. O CREMERJ em Revista entrevistou a presidente da Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina (Ablam), Veridiana Lourenço Tavares Santos, estudante do nono período da faculdade de medicina da Universidade Federal de Rondonópolis, no Mato Grosso. Em conversa, ela aponta qual foi a mudança de comportamento de atuação das ligas em relação à paralisação das atividades presenciais, que migraram para o ambiente online. Para Veridiana, um dos maiores desafios dos acadêmicos, após a Covid- 19, será a retomada de rotina do ambiente acadê- mico, tendo em vista as reposições de atividades extra e intra curriculares, que são inerentes à carga horária obrigatória. “Existe uma nova realidade. Após a pandemia, uma parte das instituições de ensino passará a ofertar disciplinas e uma rotina educacional diferente em comparativo ao ano passado – período pré-pandemia –, com ênfase nas aulas online, levando em consideração também o desenvolvimento das plataformas de ensino à distância”, destaca. Segundo ela, o trabalho desenvolvido pelas ligas foi afetado com a chegada da pandemia. Veridiana afirma que a associação observou que a maior parte das ligas Ligas se unem para manter ativ idades Encontros online permitem integração entre estudantes do país inteiro, diz presidente da Ablam paralisou as atividades presenciais, analisando que o predomínio de estágios era até então, emambientes hospitalares. Por conta disso, muitas atividades começaram a ser desen - volvidas em âmbito online, de acordo com as regras e peculiaridades de cada instituição de ensino. Atualmente, as ligas têm atuado,predominantemente, com a realização de eventos e de aulas online. Devido à maior demanda de encontros no ambiente virtual e por ser um pedido antigo dos acadêmicos, a Ablam começou um processo de chancela dos certificados vinculados aos eventos. Para isto, foi estabelecida uma parceria com a plataforma Doity, que também oferece o serviçodetransmissãoonline, a Doity Play. E é, também, por meio dela que é feita a emissão dos certificados enviados aos ligantes. “Foi uma grande surpresa a adesão, pois o número de eventos foi muito significativo e acabamos aumentando o nosso número total de filiados. Hoje, a Ablam possui 23 mil estudantes associados. As ligas passaram a atuar em conjunto. No início, eram atividades envolvendo apenas uma liga ou duas de uma mesma instituição de ensino. Com o decorrer do tempo, observamos que várias ligas de diferentes Acadêmicos Veridiana Lourenço Tavares Santos

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