BIOÉTICA E MEDICINA

Desafios para a formação do profissional médico no Século XXI * Marcelo Souto Nacif Professor da Disciplina de Radiologia da Faculdade de Medicina de Teresópolis, Centro de Ciências Biomédicas, Fundação Educacional Serra dos Órgãos; Mestrado em Radiologia (UFRJ); Membro da Comissão de Residência Médica da SBR. A medicina evoluiu rapidamente nos últimos sessenta anos, a partir do desenvolvimento de novas técnicas que oferecem ao médico a possibilidade de fazer um diagnóstico precoce. No passado, isto era mais difícil, pela ausência de exames complementares avançados e, conseqüentemente, mais sensíveis. Deste modo, a necessidade de atualização permanente tem-se tornado de extrema importância, como pressuposto para a familiarização com os novos recursos tecnológicos na medicina, facultando ao paciente um diagnóstico e tratamento mais precoces e adequados. Entretanto, a despeito do grande crescimento tecnológico, podemos observar o grande crescimento da medicina dita “alternativa”, na qual, me parece, existe uma melhor compreensão do ser humano como um todo, na relação consigo e com seu meio ambiente, sem tantas interposições científicas e objetivas, a despeito de tratar, comprovadamente, e proporcionar umamelhor qualidade de vida às pessoas. O estudante “moderno” tem que estar apto a distinguir estas diferenças sabendo que, apesar do desenvolvimento e da tentativa de se estratificar, padronizar e organizar o ensino e o processo do relacionamento médico-médico ou médico- paciente, cada caso é um caso e deverá ser conduzido como tal. Essa é a maior diferença. A escola médica ou qualquer outra nunca irá formar “robôs” que estarão aptos a realizar tudo e com grande desempenho (ao menos não deveria ser assim...). A formação do profissional é para um ser humano acima de tudo, com seus limites e valores passados através de gerações, pelo que chamamos de experiência. É fato que a formação baseada no aluno como um ser passivo (para não dizer inerte), que não participa da aula, não é mais cabível nos moldes atuais do processo ensino/aprendizagem. O aluno deve estar sempre buscando o saber, ativo, e para isso cabe aos professores repensar e buscar um aprendizado que não lhe foi ensinado, isto é, aprender a ensinar estimulando nos alunos a busca do saber, valorizando o conhecimento. Também penso que os modelos não são estáticos : a verdade de hoje não será 115

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