PRÊMIO DE RESIDÊNCIA MÉDICA

320 321 Prêmio de Residência Médica Prêmio de Residência Médica A capacidade realizar diferentes ligaduras é fundamental para a prática cirúrgica, seja na cirurgia convencional ou laparoscópica. Por essa razão, foi criado um dispositivo que permite a confecção de nós visando a simulacao das diversas situações encontradas nos procedimentos operatórios, desde ligaduras superficiais de vasos do tecido celular subcutâneo à ligaduras de estruturas profundas na cavidade pélvica. Para a confecção do dispositivo foram utilizados ganchos de rosca, tubos de PVC de diversos diâmetros e comprimentos, pregos e um garrote fixados sobre uma placa de madeira (figuras 1 e 2). Figura 1: Figura 2: dispositivo para treinamento de ligaduras O gancho de rosca sobre a madeira mostra- se adequado para o treinamento de nós e seu envolvimento por diferentes tubos plásticos permite o treinamento da aplicação dos nós em diferentes profundidades, uma vez que o nó não pode ser finalizado sem o auxílio do indicador, simulando situações de planos profundos. O garrote esticado e disposto na forma de “V” permite simular situações de feridas com os bordos afastados, com diferentes tensões. Neste segmento é possível treinar os diferentes tipos de nós, como o nó de cirurgião, necessário em regiões com tensão aumentada, e o nó quadrado, em cujo segundo tempo pode-se deslizar e apertá- lo, mantendo a tensão adequada. O modelo de dispositivo principal (figuras 3) foi construído em acrílico branco e é composto por três faces, todas fixadas por conjuntos de parafusos e porcas para facilidade de transporte e portabilidade. Em cada face há orifício(s) para passagem dos instrumentos de laparoscopia. Na face frontal existem ainda abertura retangular e suporte perpendicular para acomodação de tablets e afins, aspirando à captação de imagens e visualização indireta dos movimentos pelo praticante, tal qual ocorre nos procedimentos cirúrgicos reais. Figura 3 - Modelo de treinamento de habilidades videocirúrgicas em perspectiva Adicionalmente, para sistematizar o treinamento foram criados dispositivos para o exercício de habilidades específicas como ambidestridade, manuseio de instrumentos à distância sem o feedback tátil e ainda habilidades motoras finas para lidar com o efeito de eixo e com as forças de alavanca dos instrumentos compridos específicos da videocirurgia (figura 4). Figura 4 - dispositivos auxiliares para sistematização do treinamento de habilidades operatórias em videocirurgia Por fim, pode-se observar nas figuras 5 e 6 a representação dos modelos de dispositivos emuso. DISCUSSÃO A formação do cirurgião é complexa pois necessita do conhecimento da história natural das doenças, do diagnóstico clínico, dos exames complementares, da escolha da terapêutica e da oportunidade de sua aplicação, além do domínio da técnica cirúrgica a ser empregada para que se possa alcançar o objetivo máximo que é a cura do paciente. A criação dos dispositivos apresentados, simples e de baixo custo, mostra-se como alternativa viável para aquisição às instituições e pessoas físicas aos simuladores não biológicos mais sofisticados utilizados em grandes centros de treinamento, mostrando-se de grande valia para o ensino e capacitação daqueles interessados em videocirurgia. REFERÊNCIA 1.Townsend CM, Beauchamp RD, Evers BM, Mattox KL. Sabiston – Tratado de Cirurgia: As bases biológicas da prática cirúrgica moderna. 18ª Ed. Rio de Janeiro: Elsevier:2009. 2348p. 2.Goffi FS, Tolosa EMC. Operações fundamentais. In: GOFFI, F. 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