MANUAL DO MÉDICO RESIDENTE - 3ª EDIÇÃO

manua l do mé d i co r e s i d e n t e 27 Equipamentos. Os equipamentos básicos podem ser divididos entre: • equipamentos médicos básicos (termômetro, estetoscópio, esfignomanômetro, balança antropomé- trica, balança “baby”, autoclave para esterilização, mocho mecânico, mesa para balança e mesa alta estofada para exames clínicos etc.); • equipamentos administrativos (armário para guarda de materiais, lavatório e reservatório de água, escadinha de dois degraus, ar condicionado, móveis e equipamentos de escritório, telefone, fax, com- putador etc.). Os equipamentos nacionais são mais baratos e podem ser comparados com alguns modelos importados. Avalie a possibilidade de fazer um mix de produtos de marcas diferentes. Equipamentos usados podem ser uma alternativa. Pessoal. Deverá contar com uma (1) atendente. Motive e incentive sempre sua equipe. Administrar é plane- jar, executar e controlar. Clientes. A clientela de um consultório médico é formada, geralmente, por pacientes particulares e conve- niados com os mais diversos Planos de Saúde disponíveis no mercado nacional. Trate bem seus clientes, atendimento é tudo na profissão. Seja honesto, você pode perder alguns clientes, mas ganha respeito e notoriedade com esta postura e a recompensa virá. Serviços. Um consultório médico presta serviços considerados médico-ambulatoriais, representados por consultas médicas. A prestação de outros serviços, tais como cirurgias, internações, etc., ensejam outro tipo de empreendimento, caracterizado por clínica médica ou, até mesmo, hospital de pequeno porte. Atendimento. O fluxo de atendimento de um consultório médico, em geral, é composto pela marcação da consulta , que pode ser feita diretamente pelo paciente à recepcionista, ou por telefone. Lembretes importantes: • Estabelecer uma estratégia de conquista da clientela, ou seja, a quem pretende ter como clientes, a qual segmento estará voltado (particular e/ou convênios); • Estar atualizado com relação às normas estipuladas pelos diversos convênios e suas exigências quanto à capacitação, especialização, bem como das políticas de remuneração adotadas; • Adotar um alto padrão de atendimento e profissionalismo, sem descuidar dos importantes aspectos da qualificação e especialização profissional, são fatores que a médio e longo prazos, tenderão a consolidar prestígio do consultório médico e de seu titular com resultados financeiros compensadores; • Cuidar da parte social da profissão, disponibilizando, sempre que possível, horários para atendimentos filantrópicos, caso não esteja exercendo a profissão junto a entidades de assistência pública. • Mantenha uma administração competente. • Seja excelente tecnicamente, mas aprenda noções de administração, marketing e gestão. • Seja humilde e quando não souber e/ou não tiver tempo. Contrate alguém que te auxilie a fazer ou faça por você. • Continue a trabalhar para clínicas até ter sua carteira de clientes. Pode demorar para você ter clientes suficientes para manter o consultório. • Busque informações nos seus concorrentes; faça uma análise detalhada de seus produtos e serviços, verifique suas qualidades, anote possíveis defeitos, veja como você pode fazer melhor, crie diferencial. • Dividir as despesas com outro profissional pode ser uma boa ajuda, mas cuidado na hora de decidir com quem fazer esta divisão. Manter uma sociedade com alguém é sempre difícil.

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