Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ promove debate sobre Atribuições do Diretor Técnico

30/08/2024

O CREMERJ promoveu na quarta-feira, 28 de agosto, por meio da sua Coordenação das Comissões de Ética Médica (Cocem), o evento sobre Atribuições do Diretor Técnico. O encontro foi realizado de forma virtual, pelo canal do Conselho, no YouTube.  

As boas-vindas aos participantes foram dadas pelo conselheiro responsável pela Cocem, Luiz Fernando Nunes, que destacou a importância de debater o papel do diretor técnico: 

“O tema escolhido para a nossa reunião é de grande interesse e precisa ser debatido, pois diversos médicos que assumem essa função dentro de uma unidade de saúde não possuem o conhecimento de suas verdadeiras obrigações”, destacou Luiz Fernando. 

No evento, o conselheiro do CREMERJ Roberto Fiszman ministrou uma palestra sobre as atribuições do diretor técnico. Fiszman enfatizou que o diretor técnico é responsável por supervisionar e orientar a equipe médica, além de assegurar que os procedimentos sejam realizados de acordo com os padrões estabelecidos pelas autoridades sanitárias e pelas diretrizes éticas e profissionais.

Fiszman também abordou de forma detalhada as resoluções do Conselho Federal de Medicina (CFM), que regulamentam e orientam as atividades do diretor técnico. Ele discutiu a Resolução CFM 2152/2016, que estabelece as normas de organização, funcionamento, eleição e competências das Comissões de Ética Médica dos estabelecimentos de saúde; a Resolução 2147/2016, na qual define a prestação de assistência médica e a garantia das condições técnicas de atendimento nas instituições públicas ou privadas sob responsabilidade do diretor técnico; entre outras.

Ao final da palestra, os conselheiros Margareth Portella, Sylvio Provenzano e Kátia Nogueira participaram do encontro comentando sobre o tema apresentado e tirando dúvidas dos participantes.