Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Ato médico: CREMERJ identifica irregularidades em clínica

22/08/2024

Nesta terça-feira, 20 de agosto, o CREMERJ fiscalizou uma clínica de estética em conjunto com a Delegacia do Consumidor (Decon) da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro e os conselhos regionais de odontologia (CRO-RJ) e biomedicina (CRBM1). A ação foi deflagrada em um estabelecimento localizado na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da capital fluminense. A vistoria se deu em resposta a uma denúncia que indicou que no local eram realizados procedimentos médicos por profissionais não habilitados e oferecidos cursos para dentistas e biomédicos sobre técnicas não permitidas a tais profissões.

Na ocasião, um médico, que também é dentista, se identificou como o responsável técnico do local, onde havia cerca de 15 pessoas que participavam de um curso. Perguntado sobre o que se ensinava na aula, ele não soube responder. 

Além disso, foram encontrados medicamentos com prazo de validade vencido, materiais cirúrgicos sem a identificação da data de esterilização, irregularidades de acondicionamento de diversos itens e uma paciente já anestesiada que passaria por um procedimento conhecido como lifting de sobrancelha, o qual não pode ser realizado por dentistas e biomédicos. 

A conselheira Beatriz Costa, que representou a autarquia na operação, ressalta que esse tipo de fiscalização protege a população. “O CREMERJ está empenhado em impedir a invasão do ato médico e a exposição dos cidadãos a tal risco. Não vamos tolerar isso. O paciente merece ter um atendimento adequado e seguro. Por esse motivo, temos mantido essa parceria com a polícia, com o objetivo de combater o exercício ilegal da medicina”, destacou ela.

O CREMERJ abriu sindicância para apurar mais detalhes sobre as atividades da clínica.