Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ promove evento sobre lições e lesões da Copa do Mundo

26/07/2024

No último sábado, 20 de julho, o CREMERJ promoveu o evento “Lições e Lesões da Copa do Mundo”. O encontro ocorreu no auditório Júlio Sanderson, localizado na sede do Conselho, em Botafogo – na Zona Sul da capital fluminense, e contou com a participação de médicos da seleção brasileira de futebol e do comitê olímpico, além de representantes de entidades do esporte nacional.

A abertura do evento foi realizada pelo presidente do CREMERJ, Walter Palis; pelos conselheiros Luis Fernando Nunes, Marcelo Erthal, e Rômulo Capello Teixeira – que também é responsável pela Câmara Técnica (CT) de Medicina Esportiva; pelo coordenador da CT Adilson Camargo; e pelos presidentes da Sociedade Latino-americana de Medicina do Esporte e da Sociedade de Medicina do Exercício e do Esporte do Rio de Janeiro (SBMEE) – José Kawazoe e Alexandro Coimbra. 

A primeira parte da programação contou com aulas ministradas pelos ortopedistas Felipe Delocco e Paulo César Hamdan, que comentaram sobre lesões de pé e tornozelo, contusões ósseas e lesões musculares. Ao final da apresentação, os comentaristas Clovis Munhoz e Marcelo Erthal discutiram os temas com os participantes do evento. 

Na segunda parte, que teve como comentarista o conselheiro Sylvio Provenzano, os médicos Ricardo Vivacqua, Joaquim da Matta, Serafim Borges e José Luiz Runco relembraram casos emblemáticos que marcaram suas carreiras ao participarem de Copas do Mundo. Em seguida, os dirigentes Américo Faria, Hildo Nejar e Carlos Cesar Custódio comentaram sobre a importância da participação médica neste tipo de competição. 

Na terceira e última parte do evento, sob coordenação de Daniel Kopiler e comentários de Aroldo Chagas (presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia-RJ), os participantes puderam assistir a palestras a respeito de algumas doenças que podem afetar a vida do jogador de futebol dentro de campo. 

O médico coordenador de esportes olímpicos do Clube de Regatas Vasco da Gama, Mateus Freitas Teixeira, comentou sobre a parada cardiorrespiratória e como ela pode surgir silenciosamente e atuar de forma fatal. Já a neurocirurgiã Barbara Pilon comentou sobre as características e os principais traumas da face que são ocasionados na prática do esporte. Para finalizar, o médico integrante da comissão médica da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Roberto Nishimura, detalhou o funcionamento do protocolo de concussão no futebol.