Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Ato médico e procedimentos estéticos são debatidos no CREMERJ

18/07/2024

O CREMERJ promoveu nesta segunda-feira, 15 de julho, o evento "Ato Médico e Procedimentos Estéticos: Riscos e Realidade". O encontro ocorreu de forma on-line e foi transmitido ao vivo pelo canal do CREMERJ no Youtube.

A abertura da programação e as boas-vindas foram conduzidas pelo presidente do Conselho, Walter Palis, e pelo conselheiro Yuri Lutz, responsável pelo Grupo de Trabalho (GT) Sobre Complicações em Procedimentos Estéticos, juntamente com a coordenadora do GT, Gabriela Munhoz. Durante sua fala inicial, o presidente do Conselho afirmou que o momento é bastante oportuno para que o tema seja debatido.

"Esse é um problema que vem acometendo a prática médica e causando cada vez mais danos à nossa sociedade. O conselho tem como objetivo maior a defesa da população, através da defesa da boa medicina, por isso estamos vigilantes nessa área", disse o presidente. 

A programação começou com a explanação da professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro Márcia Ramos e Silva, que palestrou sobre o crescente aumento de incidência de complicações em procedimentos estéticos e o surgimento de novas complicações. Em seguida, a pneumologista e representante da comissão do câncer de pulmão da Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do Estado do Rio de Janeiro, Paula Werneck Steimback, falou sobre complicações pulmonares em cirurgias estéticas. 

Após isso, o professor associado da pós-graduação em Oftalmologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e preceptor do setor de retina e vítreo do Hospital da Gamboa, Ricardo Miguel Japiassu, abordou a cegueira pós-procedimento estético. Depois dele, o membro do serviço de arritmia e eletrofisiologia da Rede D´Or São Luis, Tayene Albano Quintella, apresentou uma palestra sobre complicações com o peeling de fenol. 

A penúltima explanação do evento, ministrada pelo presidente da Sociedade de Nefrologia do Estado do Rio de Janeiro (Sonerj), Pedro Túlio Rocha, abordou PMMA e casos de insuficiência renal. Finalizando o evento, o advogado especialista em diretor médico Uilian Loose tirou dúvidas referentes aos aspectos jurídicos da atuação de não médicos em procedimentos estéticos.