Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CREMERJ debate casos periciais controversos em evento

16/07/2024

O CREMERJ promoveu neste sábado, 13 de julho, o evento “Discussão de Casos Periciais Controversos”. O encontro ocorreu no auditório Júlio Sanderson, que fica localizado na sede do Conselho, em Botafogo – na Zona Sul do Rio de Janeiro. 

A abertura e as boas-vindas aos participantes foram conduzidas pelo presidente do CREMERJ, Walter Palis, e pelo conselheiro responsável pela Câmara Técnica (CT) de Medicina Legal e Perícias Médicas, André Luís Medeiros. Durante sua fala inicial, o presidente do Conselho ressaltou a importância das câmaras técnicas. 

“As câmaras técnicas são nossos braços para ajudar a resolver diversos dilemas éticos. Os membros das câmaras técnicas fornecem seu tempo, em prol da medicina”, disse Palis em tom de agradecimento. 

No primeiro bloco, o coordenador da Câmara Técnica de Medicina Legal e Perícias Médicas e supervisor médico pericial do Ministério da Previdência Social, Almar Lopes, compartilhou detalhes importantes sobre os aspectos atuais da perícia médica previdenciária. Em seguida, a presidente da Associação Brasileira de Medicina Legal e Perícia Médica - Regional Rio de Janeiro (ABMLPM/RJ) e perita legista da Secretaria Estadual de Polícia Civil do Rio de Janeiro (SEPOL), Gabriela Graça, apresentou casos clínicos de perícias médico-legais complexas. 

Depois dela, o também coordenador da CT e segundo secretário da ABMLPM, Luiz Carlos Leal Prestes Junior, fez uma apresentação de casos periciais controversos. Após a palestra, o conselheiro André Luís Medeiros mediou uma discussão sobre os tópicos abordados no evento até então. 

No segundo bloco, o professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense e membro da CT de Medicina Legal e Perícias Médicas, Oscar Luis Neto, palestrou sobre perícia cível, abordando temas como valoração de danos, indenização e outros assuntos pertinentes. Após isso, a membro da CT e perita legista do Departamento de Polícia Técnica da Segurança Pública do Rio de Janeiro (SSP-RJ), Júlia Almeida Ramos, falou sobre perícia administrativa. 

Encerrando as palestras do encontro, o também membro da câmara técnica e diretor-médico do Hospital de Traumatologia e Ortopedia da Baixada Fluminense, José Roberto Pinto Barbosa, abordou o tópico perícia trabalhista.

O evento contou com a presença do conselheiro José Ramon Varela Blanco.

Para conferir o álbum de fotos, clique aqui.