Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Endocrinologia é tema do 4º módulo do curso de clínica médica

26/06/2024

O CREMERJ promoveu nesta sexta-feira, 21 de junho, o “4º Módulo do Curso Anual de Clínica Médica do CREMERJ – Endocrinologia”. O encontro ocorreu no auditório Júlio Sanderson, que fica localizado na sede do Conselho, em Botafogo – na Zona Sul do Rio de Janeiro. 

A abertura e as boas-vindas aos participantes foram conduzidas pelo presidente do CREMERJ, Walter Palis, pelo conselheiro responsável pela Câmara Técnica (CT) de Clínica Médica do Conselho, Sylvio Provenzano, pelo também conselheiro José Galvão Alves e pelo presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), César Eduardo Fernandes. 

“O CREMERJ se orgulha em promover encontros como este, porque acreditamos que a educação médica continuada é um dos caminhos para se chegar a uma boa prática médica”, disse Palis. 
 
No primeiro bloco, a responsável pelo serviço de endocrinologia do Hospital Copa D´or, Anna Gabriela Fuks, compartilhou detalhes importantes sobre o tratamento do diabetes mellitus tipo 1. Em seguida, a médica do departamento de clínica médica do Hospital dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro, Aline Nabuco, ministrou palestra sobre a fisiopatologia do diabetes mellitus tipo 2. 
 
Depois dela, a professora da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e acadêmica da Academia Nacional de Medicina (ANM), Mônica Gadelha, palestrou sobre como agir em casos de hiperprolactinemia. Ao fim, a coordenadora da CT de endocrinologia e também professora da UFRJ, Flavia Lucia Conceição, moderou a discussão sobre os temas expostos anteriormente. 

No segundo bloco, a professora assistente da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Denise Momesso, apresentou um caso clínico de hipotireoidismo e falou sobre as causas e tratamento da doença. Em seguida, o coordenador do Serviço de Clínica Médica do Hospital Badim Rede D´or São Luiz, Maurício Forneiro, falou sobre hipertireoidismo

Encerrando as palestras do evento, a responsável pela seção de endocrinologia oncológica do Instituto Nacional de Câncer (Inca), Rossana Corbo, finalizou as explanações da segunda parte do evento falando sobre nódulos tireoidianos. Por fim, o professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), Gilberto Perez Cardoso, moderou a mesa de discussão que encerrou o evento.

Para conferir a galeria de fotos do evento, clique aqui.