Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

CRM realiza curso de educação médica continuada em nefrologia

12/06/2024

O CREMERJ promoveu neste sábado, 8 de junho, o ‘’Curso de Educação Médica Continuada em Nefrologia’’. O encontro ocorreu no auditório Júlio Sanderson, que fica localizado na sede do Conselho, em Botafogo – na Zona Sul do Rio de Janeiro. 

A abertura e as boas-vindas aos participantes foram conduzidas pelo presidente do CREMERJ, Walter Palis, pela conselheira responsável pela Câmara Técnica (CT) de Nefrologia do Conselho, Renata Lima, e pelo presidente da Sociedade de Nefrologia do Estado do Rio de Janeiro (Sonerj), Pedro Túlio Rocha. 

‘’Oferecer eventos de educação médica continuada é um papel do Conselho. Por isso, estamos sempre de portas abertas para as sociedades e para os médicos’’, disse Palis. 
 
No primeiro bloco, o professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Conrado Gomes, compartilhou detalhes importantes sobre o diagnóstico de injúria renal aguda (IRA). Em seguida, a também professora da UERJ, Renata Mendes, ministrou palestra sobre a importância da POCUS (ultrassonografia point of care) como terceiro pilar da avaliação clínica da IRA. 

Depois dela, o nefrologista do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Carlos Augusto dos Santos, palestrou sobre síndrome cardiorrenal. Finalizando as explanações da primeira parte do evento, foi a vez do presidente da Sonerj, que tratou sobre nefrotoxicidade na era contemporânea. Ao fim, a responsável pela CT convidou todos os palestrantes a integrarem a mesa para analisar os temas expostos e responder perguntas. 

No segundo bloco, houve apresentação de casos clínicos de doença renal crônica na pediatria. A mesa foi moderada pelo chefe do setor de nefrologia do Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE), Arnauld Kaufman; e os casos foram apresentados pelas residentes do HFSE: Larissa Maria Braga dos Santos,  Isadora Fonseca Moreira da Silva e  Pollyana Sybelly de Souza. 

Encerrando as palestras do evento, o coordenador da CT de Nefrologia do Conselho, Jocemir Lugon, e o nefrologista do Hospital Universitário Antônio Pedro, Vitor Amorim Almeida, falaram sobre a síndrome nefrótica. Por fim, o membro da CT Guilherme Mendes e a nefrologista do Hospital Federal de Bonsucesso Claudia Fagundes trataram sobre injúria renal aguda no hepatopata.

Clique aqui para acessar as fotos do evento.