Aviso de Privacidade Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação. A ferramenta Google Analytics é utilizada para coletar informações estatísticas sobre visitantes, e pode compartilhar estas informações com terceiros. Ao continuar a utilizar nosso website, você concorda com nossa política de uso e privacidade. Estou de Acordo

Dia Mundial do Rim é tema de evento no CREMERJ

21/03/2024

O CREMERJ, por meio da sua Câmara Técnica de Nefrologia, promoveu na última quarta-feira, 13 de março, o evento comemorativo em alusão ao Dia Mundial do Rim. O encontro aconteceu no auditório Júlio Sanderson, na sede do Conselho, em Botafogo – na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. 

O presidente do CREMERJ, Walter Palis, compôs a mesa de abertura. Além dele, estavam também: a conselheira responsável pela Câmara Técnica de Nefrologia do CREMERJ, Renata Simas de Lima; o coordenador da Comissão de Saúde Pública do CREMERJ, conselheiro Alexandre Chieppe; o presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), José Andrade Moura Neto; o presidente da Sociedade de Nefrologia do Estado do Rio de Janeiro, Pedro Tulio Rocha; e a diretora tesoureira da SBN, Patrícia Abreu. 

Nas palavras iniciais, Renata destacou a urgência de falar sobre saúde dos rins. “Hoje, sabemos que uma a cada dez pessoas tem doença renal. O Dia Mundial do Rim tem o objetivo de ressaltar a importância do diagnóstico e da prevenção. O tema da campanha deste ano é ‘Creatinina para todos’. Nossa intenção aqui é lançar luz sobre o cenário da doença renal crônica no Brasil e no estado do Rio de Janeiro”, disse a conselheira. 

Na primeira parte da programação, os palestrantes Jacemir Lugon, Geraldo Vieira e Claudia Fagundes comentaram sobre o panorama da doença renal crônica (DRC) no país, a visão da regulação (hemodiálise e diálise peritoneal) e aspectos sobre o transplante renal. 

Já na segunda parte, foram ministradas palestras sobre o tratamento conservador, DRC e pediatria, e os desafios da nefrologia no estado do Rio. Na ocasião, os palestrantes responsáveis por debater esses temas foram Cristina Gatto, Arnauld Kaufman e Pedro Tulio Rocha. 

Ao final do evento, os nefrologistas José Cavaliere Sampaio, Edison da Creatinina e Deise Monteiro de Carvalho receberam homenagens pelo compromisso, dedicação e relevância na especialidade.